Divulgação
Deputado federal Romário se reuniu com o Bom Senso FC em Brasília para discutir a LRFE
Em tempos de discussão sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte e de derrota da seleção brasileira por 7 a 1 na Copa do Mundo, muito tem se falado sobre melhorar as gestões dos clubes de futebol no Brasil. Algo extremamente necessário, como mostra relatório feito pela Pluri Consultoria sobre a situação financeira dos 27 times de maior faturamento no País. Segundo a empresa, as equipes, juntas, tiveram prejuízo líquido de R$ 445,6 milhões e suas dívidas aumentaram para R$ 6 bilhões no último ano.
“Houve uma piora quase generalizada dos números e indicadores consolidados dos balanços. As receitas totais subiram 6% e atingiram o nível recorde de R$ 3,35 bilhões. Porém, desconsiderando as vendas de jogadores houve queda para R$ 2,66 bilhões, a primeira dos últimos oito anos, marcando uma inflexão da tendência de alta no faturamento dos clubes”, aponta o relatório.
“Por outro lado, como é tradição nos clubes brasileiros, um menor volume de receitas não foi empecilho para um aumento das despesas, que subiram 20,2% e atingiram R$ 3,8 bilhões, o que gerou um prejuízo líquido de 445,6 milhões, o segundo maior da história do futebol brasileiro. Nos últimos oito anos os clubes brasileiros já perderam R$ 2,42 bilhões”, prossegue o documento.
Os dados referem-se ao balanço do exercício 2013 de Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional, Joinville, Náutico, Palmeiras, Paraná, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.
Na visão de Fernando Ferreira, economista especializado em gestão e marketing do esporte, este ponto é importantíssimo de ser tratado na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que está em trânsito na Câmara dos Deputados, em Brasília. O projeto, se votado e aprovado, estabelecerá um parcelamento especial das dívidas fiscais dos clubes.
“É isto que precisa ser urgentemente estancado e a LRFE perde grande oportunidade ao focar apenas o pagamento de impostos e salários como contrapartida. É preciso limitar os prejuízos”, analisa Ferreira.
O relatório da Pluri segue nessa linha. O texto aponta que os clubes chegaram a R$ 6 bilhões de dívidas, o maior nível da história.
“Ressaltando que a aprovação da LRFE não melhorará o nível de endividamento líquido dos clubes, apenas o redistribuirá ao longo do tempo. Na verdade, é de se esperar que o grau de endividamento suba no momento em que forem consolidadas as dívidas tributárias”, indica o documento.
“Após três anos de Patrimônio líquido positivo, os clubes apresentaram passivo a descoberto de R$ 36 milhões em 2013, o que significa que, se todas as contas dos clubes fossem acertadas hoje, faltariam recursos para pagá-las mesmo vendendo todo o seu patrimônio”, explica a Pluri.
Representantes do Bom Senso FC, grupo de jogadores que luta por melhorias nas condições do futebol brasileiro, estiveram na manhã da última terça-feira na Câmara dos Deputados. Os atletas levaram uma faixa para protestar por alterações no texto da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. O grupo de atletas deseja que a Lei fiscalize e puna atrasos de pagamentos dos salários de atletas por parte dos clubes e que dirigentes sejam responsabilizados por dívidas.
A votação deverá ser após as eleições presidencial e para deputados e senadores, marcadas para outubro.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
Deputado federal Romário se reuniu com o Bom Senso FC em Brasília para discutir a LRFE
Em tempos de discussão sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte e de derrota da seleção brasileira por 7 a 1 na Copa do Mundo, muito tem se falado sobre melhorar as gestões dos clubes de futebol no Brasil. Algo extremamente necessário, como mostra relatório feito pela Pluri Consultoria sobre a situação financeira dos 27 times de maior faturamento no País. Segundo a empresa, as equipes, juntas, tiveram prejuízo líquido de R$ 445,6 milhões e suas dívidas aumentaram para R$ 6 bilhões no último ano.
“Houve uma piora quase generalizada dos números e indicadores consolidados dos balanços. As receitas totais subiram 6% e atingiram o nível recorde de R$ 3,35 bilhões. Porém, desconsiderando as vendas de jogadores houve queda para R$ 2,66 bilhões, a primeira dos últimos oito anos, marcando uma inflexão da tendência de alta no faturamento dos clubes”, aponta o relatório.
“Por outro lado, como é tradição nos clubes brasileiros, um menor volume de receitas não foi empecilho para um aumento das despesas, que subiram 20,2% e atingiram R$ 3,8 bilhões, o que gerou um prejuízo líquido de 445,6 milhões, o segundo maior da história do futebol brasileiro. Nos últimos oito anos os clubes brasileiros já perderam R$ 2,42 bilhões”, prossegue o documento.
Os dados referem-se ao balanço do exercício 2013 de Atlético-MG, Atlético-PR, Avaí, Bahia, Botafogo, Corinthians, Coritiba, Criciúma, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional, Joinville, Náutico, Palmeiras, Paraná, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória.
Na visão de Fernando Ferreira, economista especializado em gestão e marketing do esporte, este ponto é importantíssimo de ser tratado na Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte, que está em trânsito na Câmara dos Deputados, em Brasília. O projeto, se votado e aprovado, estabelecerá um parcelamento especial das dívidas fiscais dos clubes.
“É isto que precisa ser urgentemente estancado e a LRFE perde grande oportunidade ao focar apenas o pagamento de impostos e salários como contrapartida. É preciso limitar os prejuízos”, analisa Ferreira.
O relatório da Pluri segue nessa linha. O texto aponta que os clubes chegaram a R$ 6 bilhões de dívidas, o maior nível da história.
“Ressaltando que a aprovação da LRFE não melhorará o nível de endividamento líquido dos clubes, apenas o redistribuirá ao longo do tempo. Na verdade, é de se esperar que o grau de endividamento suba no momento em que forem consolidadas as dívidas tributárias”, indica o documento.
“Após três anos de Patrimônio líquido positivo, os clubes apresentaram passivo a descoberto de R$ 36 milhões em 2013, o que significa que, se todas as contas dos clubes fossem acertadas hoje, faltariam recursos para pagá-las mesmo vendendo todo o seu patrimônio”, explica a Pluri.
Representantes do Bom Senso FC, grupo de jogadores que luta por melhorias nas condições do futebol brasileiro, estiveram na manhã da última terça-feira na Câmara dos Deputados. Os atletas levaram uma faixa para protestar por alterações no texto da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. O grupo de atletas deseja que a Lei fiscalize e puna atrasos de pagamentos dos salários de atletas por parte dos clubes e que dirigentes sejam responsabilizados por dívidas.
A votação deverá ser após as eleições presidencial e para deputados e senadores, marcadas para outubro.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
- VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
- Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Carlos Vinicius brilha na vitória do Grêmio e revela potencial em amistoso contra o Cascavel
Carlos Vinícius brilha com dois gols e leva Grêmio à virada no amistoso contra o Cascavel
Grêmio viverá sequência decisiva contra o Mirassol entre Brasileirão e Copa do Brasil
VAI PRO JOGO? Novo reforço do Grêmio já viaja e pode fazer estreia contra o Cascavel
Grêmio bate meta de vendas com Viery e ainda pode negociar mais jogadores
Cascavel x Grêmio: onde assistir, horário e prováveis escalações do amistoso
Zagueiro jovem traz esperança ao Grêmio na busca por solidez defensiva em campeonato decisivo
REFORÇO CONFIRMADO! Grêmio anuncia contratação de Wallace para a sequência da temporada
IRMÃOS EM CAMPO! Gêmeos podem formar a zaga do Grêmio em Gre-Nal sub20 decisivo
VOLTA PRÓXIMA! Grêmio prepara reforço interno para sequência da temporada
Grêmio retoma interesse em Renzo Garcés e jogador toma decisão sobre o futuro
Grêmio tem amistoso contra a Chapecoense antecipado; veja a nova data e horário
Grêmio faz proposta por Diego Caito e tenta fechar lateral antes da volta do Brasileirão
Grêmio fatura R 100 milhões com saída de Viery para a Fiorentina em transação rápida e estratégica