Passagens de Felipão pelo Grêmio são marcadas por títulos

Técnico será apresentado nesta quarta-feira, com o compromisso de retomar a era de conquistas no clube. É a terceira passagem de Felipão pelo Tricolor gaúcho


Fonte: Globo Esporte

O técnico Luiz Felipe Scolari volta ao Grêmio depois de 18 anos. O treinador será apresentado oficialmente na Arena na manhã desta quinta-feira e deve fazer a reestreia no Gre-Nal do dia 10 de agosto, no Beira-Rio. Com uma passagem vitoriosa pelo clube nos anos 90, Felipão retorna ao Rio Grande do Sul e na bagagem traz a expectativa de encerrar a seca de títulos do Tricolor gaúcho.

Felipão estreou no comando gremista em 1987, aos 38 anos, após o 1º turno do Gauchão. No primeiro jogo, vitória de 1 a 0 diante do Inter de Santa Maria. Trabalhou durante seis meses no clube, conquistou a competição estadual, mas saiu na última rodada do Brasileiro. Foram 30 jogos oficiais, com 16 vitórias, 10 empates e 4 derrotas - aproveitamento de 64%.

A volta do treinador ao Grêmio resultou num período de glórias. O clube era presidido por Fábio Koff quando Felipão ganhou nova chance, em setembro de 1993, em meio ao Campeonato Brasileiro. Apesar do período inicial complicado, com a permanência bancada pelo mandatário tricolor, o técnico levantou seis títulos na segunda passagem pelo time gremista e se projetou no cenário nacional.

No último período no Tricolor, Felipão trabalhou durante três anos e meio. Foi bicampeão gaúcho (1995/96), conquistou a Copa do Brasil (1994), Libertadores (1995), Recopa (1996) e Brasileirão (1996). Foram 222 jogos oficiais, com 99 vitórias, 56 empates e 67 derrotas - aproveitamento de 53%. Veja abaixo os vídeos dos títulos:

CAMPEONATO GAÚCHO (1987)

O primeiro título de Felipão no Grêmio foi em 1987. No Estádio Olímpico, o Tricolor bateu o Inter por 3 a 2 e garantiu o tricampeonato gaúcho. Com dois gols de Lima e um de Veras, a equipe gremista chegou a abrir 3 a 0 sobre o rival. O Colorado reagiu, descontou, mas não conseguiu evitar o título do time da casa.

COPA DO BRASIL (1994)

A campanha do Grêmio na Copa do Brasil de 1994 foi irreparável. Com seis vitórias e quatro empates, o técnico Felipão conquistou a taça do torneio após final contra o Ceará. No primeiro jogo, o Tricolor empatou fora de casa por 0 a 0. Em casa, o time venceu por 1 a 0, com gol de Nildo no início do confronto.

COPA LIBERTADORES (1995)

A conquista da Copa do Brasil deu ao Grêmio a vaga à Libertadores de 95. Na campanha do bi da América, o principal duelo ocorreu nas quartas de final, contra o Palmeiras. No primeiro jogo, o Tricolor gaúcho venceu por 5 a 0. O time de Felipão perdeu por 5 a 1 na volta e quase ficou sem a vaga no torneio. Na final, os tricolores saíram na frente, com vitória de 3 a 1 sobre o Atlético Nacional, no Olímpico. O título veio após o empate em 1 a 1 em Medellín.

CAMPEONATO BRASILEIRO (1996)

O Grêmio se classificou em sexto lugar para a fase final do Brasileirão de 1996. Depois de passar por Palmeiras e Goiás, o Tricolor encarou a Portuguesa, sensação do campeonato, na decisão. A derrota por 2 a 0 na ida deixou o time um pouco distante do troféu. Mas, no Olímpico, Paulo Nunes abriu o placar nos primeiros minutos da partida. No final, Aílton marcou o gol do título.


Grêmio se afunda ainda mais em noite terrível no Chile e sente clamor por mudanças

Grêmio é recebido com protesto na Arena após derrota na Libertadores





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

19/9/2020











18/9/2020