Depois de 35 anos, o Grêmio receberá a taça da Supercopa do Brasil de 1990. A histórica conquista será relembrada na Arena nesta quarta-feira, com a entrega da taça pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud.
A Supercopa do Brasil, recriada em 2019, teve como seu primeiro vencedor o Grêmio, que conquistou o título em uma disputa com o Vasco da Gama. Os jogos decisivos foram aproveitados a partir dos confrontos entre os clubes na fase de grupos da Libertadores de 1990, onde o Grêmio saiu vitorioso em Porto Alegre e empatou em São Januário, mas a volta olímpica não foi completa, pois a taça nunca foi entregue oficialmente.
Extraoficialmente, fala-se que o erro tem relação com divergências sobre os direitos de transmissão do jogo, já que, pela Libertadores, as partidas pertenciam a uma emissora de televisão, e pela Supercopa do Brasil, a outra. A CBF recriou a taça com base na concedida ao Corinthians pela conquista de 1991.
O Grêmio também não foi o único a ter que esperar tanto tempo por uma reparação histórica, já que a CBF entregou, em agosto, as medalhas de campeões brasileiros de 1985 para os jogadores do Coritiba, que não haviam recebido as condecorações na época.
Com isso, a entrega da taça da Supercopa do Brasil de 1990 ao Grêmio simboliza não apenas um reconhecimento merecido, mas também a valorização da história do futebol brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- Arbitro polêmico? CBF define arbitragem para Grêmio x Botafogo nesta quarta-feira
- Reformulação Geral! Saiba quem ficou, quem saiu e quem chegou para o Grêmio 2026
- Impasse por reforço? Grêmio vê pedida do Racing por Nardoni como obstáculo

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Arbitro polêmico? CBF define arbitragem para Grêmio x Botafogo nesta quarta-feira
Reformulação Geral! Saiba quem ficou, quem saiu e quem chegou para o Grêmio 2026
Impasse por reforço? Grêmio vê pedida do Racing por Nardoni como obstáculo