Roupas coloridas, paetês, e purpurina. Se hoje, mesmo com todos os avanços culturais, não é possível encontrar essas vestimentas nas arquibancadas dos estádios de futebol em dia de jogos, nos 1970 era inimaginável. Em uma época em que a modalidade era marcada por códigos ainda mais heteronormativos, não se via espaço nenhum para a diversidade. Mas foi justamente neste cenário que nasceu a Coligay, primeira torcida organizada LGBTQIAP+, criada por torcedores homossexuais do Grêmio .
Apesar de marcante, a história da primeira torcida organizada gay da história do clube ainda não tinha nenhum trabalho audiovisual produzido até aqui. E é isso que o novo documentário do grupo Peleja busca registrar . A ideia da produção é resgatar a trajetória do grupo criado em 1977 em plena ditadura militar, além de mostrar como o legado da Coligay segue vivo até os dias atuais, inspirando debates sobre diversidade e pertencimento no mundo do futebol.
"A torcida tinha quase 150 torcedores organizados que eram gays, mas só deles estarem ocupando esse espaço no Olímpico, eles quebravam o estereótipo dos torcedores heteronormativos, da ideia de que só ia torcer pelo Grêmio o homem machão gaúcho", afirma Julia Ferroni, roteirista do documentário.
O documentário reconstrói a trajetória da Coligay a partir de relatos, arquivos e registros da época. Até 1977, o Grêmio não passava por um bom momento no futebol. Estava há quase uma década sem conquistas e de quebra ainda via o rival empilhar títulos, como o octacampeonato gaúcho e o bicampeonato brasileiro. Aliado a isso, a paciência dos torcedores estava no limite e, consequentemente, passaram a diminuir a presença nos jogos.
"Eu gosto de pensar que resgatar essa memória não é apenas resgatar o direito da pessoa LGBTQIAPN+ estar no estádio torcendo, mas também da história da cultura de arquibancada, de como surgiram esses movimentos, como foi se moldando o que hoje a gente vê de forma tão corriqueira, rotineira, e que na época era muito ousado", conclui Julia.
Foi aí que Volmar Santos, gerente de uma famosa boate de Porto Alegre e apaixonado pelo Grêmio, decidiu mudar o cenário das arquibancadas. Após ir em um dos jogos no Olímpico saiu decepcionado com a falta de animação das torcidas organizadas do clube e decidiu também criar a sua própria torcida. Assim, surgiu a primeira organizada assumidamente gay do mundo e, aos poucos, homens foram ocupando as arquibancadas com festa, muito barulho e um jeito de torcer totalmente improvável para a época.
Pioneira, a Coligay passou a acompanhar o Grêmio onde ele estivesse e, consequentemente a ser respeitada. Por isso, Julia afirma que a ausência de uma discussão forte sobre a torcida levou ao esquecimento da própria história da cultura de arquibancada e das torcidas organizadas no Brasil. Assim, o resgate reforça principalmente a importância do grupo como um símbolo de resistência para o futebol brasileiro até hoje.
VEJA TAMBÉM
- Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
- Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.
- Grêmio inicia vendas para duelo decisivo contra o Vasco

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Mosqueteiras concluem preparação para decisão do Gauchão Feminino.
Gremistas intensificam preparação com treino tático durante paralisação da Data Fifa
massagista do grêmio convocada para seleção brasileira feminina de futebol.
Rejeitou o Grêmio: Rival mantém executivo de futebol que rejeita proposta do Grêmio.
Grêmio inicia vendas para duelo decisivo contra o Vasco
Papel de celso rigo na gestão de odorico roman no grêmio.
REVOLUÇÃO NO GRAMADO! Grêmio promete gramado de padrão mundial com tecnologia da Copa do Mundo
Arena do Grêmio terá gramado impecável para Copa do Mundo 2026.
Marcos Rocha retorna aos treinos e pode reforçar o Grêmio contra o Vasco.
Grêmio inaugura estádio com grama da variedade Tahoma, pioneiro na Série A.
Mosqueteiras prontas para o Grenal do Gauchão de Futebol Feminino Sub-17.
RENOVAÇÃO PROXIMA? Grêmio projeta renovação de Grando e lida com a chance de perdê-lo de graça
Momento inusitado de Luís Suárez no Grêmio surpreende ex-jogador do clube
Base de Ouro: Grêmio goleia Coritiba por 4 a 2 e projeta a vantagem na Copa Sul Sub-17
Atletas realizam treino físico e tático no CT Luiz Carvalho
Recorde Negativo: Grêmio lidera ranking a Série A de cirurgias em 2025
Possíveis dispensas no elenco do Grêmio para a próxima temporada
Kannemann deve ser reserva no Grêmio? Opiniões, falhas e votação