O Internacional é muito dominante quando mandante contra o Grêmio pela Série A, com dez vitórias e três derrotas em 17 jogos, além de quatro empates. O Grêmio venceu em 2007, 2012 e em 2016. Desde então, foram cinco vitórias do Internacional e um empate. O Internacional tem sido mais efetivo no ataque trocando passes rasteiros, com oito dos últimos nove gols marcados dessa forma (12 de 21 gols). O Grêmio tem sido mais vulnerável a lances aéreos, com 12 dos últimos 16 gols sofridos dessa forma (13 de 22).
No ataque, também é a bola aérea que tem feito mais sucesso no Grêmio, com quatro dos últimos seis gols marcados assim (6 de 15). O Internacional sofreu após bolas altas oito dos últimos 13 gols (16 de 32). Os dados dos jogos do Brasileirão mostram uma diferença básica na comparação dos arquirrivais gaúchos: o Internacional cria no ataque finalizações com nível de ameaça superior ao potencial de virar gol das finalizações que sofre, como mostra a linha amarela do gráfico de xG: a diferença entre o potencial estatístico das finalizações pró e contra vinha sendo positivo o 12º jogo da equipe.
Caiu na rodada passada porque sofreu demais fora de casa contra o Palmeiras (4 a 1): fez sete finalizações e sofreu 20. O Gre-Nal é um universo em si próprio, mas o Grêmio não vem conseguindo um desempenho similar ao do Palmeiras. A diferença entre média móvel de xG para cinco jogos do Grêmio e a produção dos adversários foi negativa em 12 de 18 ocasiões, zero em uma vez e positiva cinco vezes, contando aí 0,01 e 0,03.
Contra adversários diferentes, evidentemente, a média móvel para cinco jogos do ataque do Internacional foi maior que a do Grêmio em 12 de 18 vezes, com um empate e cinco maiores marcas para o Grêmio. Como evidencia o jogo contra o Palmeiras, o mando e o adversário mudam muito as características dos jogos e só ao final do campeonato será possível comparar adversário por adversário em cada mando, mas é evidente que o Internacional cria um maior nível de ameaça no ataque. E o mando, nesta rodada, o beneficia.
O Internacional é o terceiro mandante que mais finaliza no Brasileirão, com média de 15,6 por partida. Seu problema é ter apenas a 14ª eficiência ofensiva, com um gol marcado a cada 12,3 tentativas. Será uma questão sensível para o Grêmio, o sexto visitante que mais permite finalizações de adversários, com média 14,5, e média de um gol sofrido a cada 8,8 conclusões contrárias, 14ª resistência forasteira.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo