O auxiliar técnico do Fluminense, Alexandre Mendes, tornou-se réu depois de denúncia do Ministério Público em caso de suposta violência psicológica que se arrasta desde o ano passado na Justiça gaúcha. Ele é acusado de causar danos para a mulher com a qual conviveu durante seis anos, em relacionamento iniciado quando trabalhava no Grêmio .
A informação foi inicialmente divulgada pelo Portal Leo Dias e confirmada pelo ge , que teve acesso aos documentos. Recebida em 10 de julho pelo 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, a denúncia afirma que Mendes "constrangia, humilhava e manipulava" a suposta vítima e foi aceita pela Justiça.
Mendes teria dito que "ela não tinha pai e não tinha mãe", que "era dependente emocional dele", "iria ficar sozinha, já estava velha para construir uma família com outra pessoa" e que era "“feia, velha e tinha o útero podre”. A mulher também diz que Mendes a dopava com remédios como Rivotril e Zolpidem quando havia brigas entre o casal. Há ainda o relato de que, no Dia dos Pais de 2021, ele a manteve trancada entre 11h e 20h em um apartamento no Rio de Janeiro, afirmando que a suposta vítima "não era digna de almoçar com o filho dele".
A alimentação da mulher naquela data se restringiu a bolachas, conforme a denúncia. O relacionamento teria levado a suposta vítima a um "quadro de reação mista de ansiedade e depressão". Segundo o MP, Mendes incorreu no artigo 147-B do Código Penal, que trata de "causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que caprejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação".
A pena prevista no Código Penal é de seis meses a dois anos de reclusão e multa, mas pode ser maior caso a conduta constituir crime mais grave. Novas diligências podem ser pedidas pela Justiça ou pelas partes envolvidas e, por enquanto, não há datas para audiências de julgamento. A denúncia foi assinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Augusto de Azambuja Mattos. O juiz Sergio Fernando Tweedie Spadoni solicitou avaliação psicológica da mulher. Não foi requerida medida protetiva. A reportagem do ge entrou em contato com a defesa de Mendes, que preferiu não se manifestar. O caso Em agosto de 2024, foi aberto um processo no 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Foro Central da Comarca de Porto Alegre. Na época, a mulher afirmava não estar mais em relacionamento com Mendes há cerca de 15 dias. Um inquérito policial, da 2ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), em setembro, concluiu pelo não indiciamento do acusado .
Na época, a suposta vítima tinha registrado boletim de ocorrência que relatava, inclusive, agressões físicas. As afirmações de uso de medicamentos para dopá-la e o episódio do apartamento no Rio de Janeiro já constavam naquele registro policial, feito em 26 de agosto de 2024. Para a delegada Fernanda Campos Hablich, não houve elementos suficientes para amparar o indiciamento e o inquérito foi concluído. Após o relatório, as medidas protetivas que vigoravam a favor da mulher foram arquivadas. Mas o Ministério Público entendeu que havia elementos para uma denúncia por violência psicológica. Alexandre Mendes foi afastado das atividades no Grêmio após a denúncia vir à tona, em setembro, e não voltou mais ao cargo. Em dezembro, Renato Portaluppi deixou o cargo de treinador. Em abril, ambos passaram a trabalhar no Fluminense.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa