O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense esteve no Rio de Janeiro, nesta semana, para apresentar e debater o projeto Clube de Todos com comunicadores pretos de destaque no cenário esportivo nacional. A iniciativa, conduzida pelo coordenador do programa, Juliano Ferrer, reforça o compromisso histórico do clube em combater todas as formas de discriminação e promover a igualdade social através do futebol.
No encontro, Ferrer conversou com Karina Alves, apresentadora do Esporte Espetacular, PC Vasconcellos, comentarista da Sportv, e a jornalista Andreza Ferraz, videomaker e social media. A campanha também foi apresentada a Denilson, apresentador da Sportv, e em São Paulo ao jornalista Abel Neto, da ESPN. Antes mesmo da criação do Clube de Todos, o Grêmio já vinha se engajando em ações de conscientização contra o racismo, o sexismo, a homofobia e outras formas de intolerância. Hoje, o projeto se consolida como o principal braço gremista no enfrentamento a práticas discriminatórias, dentro e fora das quatro linhas.
Além do Rio de Janeiro e de São Paulo, a iniciativa também movimentou debates em Porto Alegre. Foram realizados encontros com comunicadores como César Fábris, da Rádio Imortal, Mylena Acosta, Marck B e Seguidor F, da RBSTV. Também participaram lideranças sociais como Gizane Medina, da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, e Vanessa Mulet, da Frente Negra Gaúcha, Marianne Gaspary, da ODABÁ Associação de Afroempreendedorismo, além de parlamentares engajados na pauta antirracista, como a deputada estadual Luciana Genro, autora da Lei Vini Jr., e o deputado estadual Matheus Gomes.
Outros nomes de peso se somaram às conversas, como o ex-árbitro Márcio Chagas, a diretora do futebol feminino gremista Marianita Nascimento, Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e Mestre Guto, palestrante e membro do grupo que monitora episódios de racismo no esporte em âmbito nacional e mundial. O projeto também teve espaço cultural: em parceria com o coletivo Azul Preto e Samba, o mascote Flecha Negra participou de um momento de integração em uma roda de samba antes do jogo Grêmio x Sport, aproximando ainda mais a torcida da causa.
Entre as ações promovidas pelo Grêmio estão palestras em escolas, que buscam conscientizar crianças e jovens sobre a importância do respeito e da diversidade, e atividades internas com colaboradores e jogadores, reforçando que o combate ao preconceito deve começar dentro da própria instituição. Além disso, o clube estruturou protocolos específicos a serem executados em casos de racismo, assegurando resposta rápida e efetiva diante de qualquer episódio de discriminação. Ao reafirmar seu protagonismo nessa pauta, o Grêmio mostra que o futebol pode e deve ser utilizado como ferramenta de conscientização e transformação social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.