Em alusão ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a mulher, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense uniu-se à Defensoria Pública do Rio Grande do Sul em uma campanha de sensibilização e informação. A iniciativa ganhou visibilidade em diferentes partidas disputadas ao longo de agosto, envolvendo o time principal masculino, o time feminino e também as categorias de base. As ações estiveram presentes em diversas competições ao longo do mês: no Brasileirão Masculino, na partida entre Grêmio e Sport; na estreia do elenco principal no Gauchão Feminino, diante do Brasil de Farroupilha, nos jogos contra Juventude e Flamengo de São Pedro; no Gauchão Sub-15 Masculino, contra o Juventude; na semifinal do Brasileirão Feminino Sub-17, frente ao São Paulo, e na final contra o Corinthians e no Gre-Nal pelo Gauchão Feminino. Em todas essas ocasiões, os capitães entraram em campo com braçadeiras alusivas à campanha, enquanto as bandeiras de escanteio também receberam a cor e a mensagem do Agosto Lilás.
Na Arena, durante o jogo entre Grêmio e Sport, a mobilização ganhou ainda mais força com a exibição de um vídeo institucional no telão e nas placas de LED ao redor do campo. Além disso, os mascotes Flecha Negra e Mosqueteiro deram a volta no gramado no pré-jogo, carregando a bandeira da causa. Nas categorias de base e no elenco feminino, a iniciativa foi reforçada com a entrada das equipes em campo levando a bandeira da campanha, ampliando o alcance da mensagem de conscientização e apoio à luta contra a violência às mulheres.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2025, o Rio Grande do Sul registrou 36 feminicídios e 134 tentativas. O número de vítimas com medida protetiva coloca o Estado na liderança nacional. Em média, duas mulheres sofrem violência doméstica a cada hora no RS — dados que reforçam a urgência de ampliar o debate e a mobilização sobre o tema. O Grêmio reitera seu empenho e compromisso em apoiar causas sociais que promovam a igualdade, o respeito e a proteção às mulheres. Para o Clube, é fundamental utilizar seu alcance para conscientizar torcedores e a sociedade sobre a gravidade da violência de gênero e incentivar a busca por ajuda.
Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 180, pelo site da Polícia Civil, em qualquer delegacia ou na Defensoria Pública.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio surpreende e SONDA Luís Castro! Reunião decisiva nos próximos dias pode mudar tudo em 2026!
- Sport x Grêmio: Tricolor busca vaga na Sula! Veja horário, escalações
- Jogadores defendem Mano em meio a incerteza no Grêmio e pressionam por decisão

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio surpreende e SONDA Luís Castro! Reunião decisiva nos próximos dias pode mudar tudo em 2026!
Sport x Grêmio: Tricolor busca vaga na Sula! Veja horário, escalações
Jogadores defendem Mano em meio a incerteza no Grêmio e pressionam por decisão