Enderson Moreira deixou o Grêmio neste domingo (Foto: Agência Getty Images)
A derrota para o Coritiba na Arena, no domingo, foi o estopim para a queda de Enderson Moreira do comando do Grêmio, após pouco mais de seis meses de trabalho. O técnico deixou o cargo ainda no vestiário depois da partida, ao entrar em acordo com a diretoria e o presidente Fábio Koff. Uma saída pensada e estudada a esmo pelas duas partes envolvidas, para evitar que a campanha do clube no Brasileirão fosse prejudicada .A decisão foi correta? De acordo com a imensa maioria de torcedores, sim.
Em enquete realizada pelo GloboEsporte.com, 83% dos gremistas aprovaram a demissão de Enderson Moreira - 4.346 dos 5,2 mil votos computados. Um alento aos dirigentes, que têm sua decisão respaldada pela torcida enquanto trabalham para anunciar o quanto antes o novo comandante.

Mesmo que o dirigente Rui Costa não tenha citado nomes, em entrevista coletiva após a demissão, Tite é um dos nomes preferidos para o cargo. Uma tratativa difícil, já que o treinador faz estágios em clubes da Europa e só pretende assumir uma equipe a partir de outubro. Campeão da Libertadores com o Grêmio em 1995 e gremista declarado, Felipão também é cotado para comandar o Tricolor. Vice-campeão da Copa do Mundo com a Argentina, Alejandro Sabella teve seu nome vinculado ao clube pelo jornal argentino Olé. A única certeza é o perfil esperado pela diretoria para liderar o clube no restante do ano.
- Não podemos fazer substituição paliativa, tem de ser com um profissional que ingresse no vestiário com força. É o perfil de alguém que tenha de trabalhar muito e tenha uma relação transparente com a diretoria. Estamos trabalhando desde já. O que dificulta é achar um profissional que possa substituir o Enderson. Nosso prazo é de urgência - afirma Rui Costa.
Enderson Moreira foi apresentado em apresentado oito de janeiro, completando, portanto, 6 meses e 20 dias à frente do Grêmio. Deixa o clube com 35 jogos oficiais disputados, 19 vitórias, nove empates e sete derrotas. Alcançou um aproveitamento de 62,8%, sem conseguir o principal objetivo, que era a Libertadores da América.
Acabou eliminado nas oitavas, para o San Lorenzo. Ao contrário de Vanderlei Luxemburgo, tentou valorizar o Gauchão, usando titulares e ficou marcado por comandar o time numa das maiores goleadas sofridas pelo Grêmio em Gre-Nais, levando 4 a 1, na final.
VEJA TAMBÉM
- ECONOMIA IMEDIATA! Grêmio reduz gastos em R 700 mil mensais após saídas do elenco
- Janela se aproxima e Grêmio define estratégias: saídas e renovações no foco da diretoria
- DE SAÍDA? Atacante pode assinar pré-contrato e Corinthians avalia investida
A derrota para o Coritiba na Arena, no domingo, foi o estopim para a queda de Enderson Moreira do comando do Grêmio, após pouco mais de seis meses de trabalho. O técnico deixou o cargo ainda no vestiário depois da partida, ao entrar em acordo com a diretoria e o presidente Fábio Koff. Uma saída pensada e estudada a esmo pelas duas partes envolvidas, para evitar que a campanha do clube no Brasileirão fosse prejudicada .A decisão foi correta? De acordo com a imensa maioria de torcedores, sim.
Em enquete realizada pelo GloboEsporte.com, 83% dos gremistas aprovaram a demissão de Enderson Moreira - 4.346 dos 5,2 mil votos computados. Um alento aos dirigentes, que têm sua decisão respaldada pela torcida enquanto trabalham para anunciar o quanto antes o novo comandante.

Mesmo que o dirigente Rui Costa não tenha citado nomes, em entrevista coletiva após a demissão, Tite é um dos nomes preferidos para o cargo. Uma tratativa difícil, já que o treinador faz estágios em clubes da Europa e só pretende assumir uma equipe a partir de outubro. Campeão da Libertadores com o Grêmio em 1995 e gremista declarado, Felipão também é cotado para comandar o Tricolor. Vice-campeão da Copa do Mundo com a Argentina, Alejandro Sabella teve seu nome vinculado ao clube pelo jornal argentino Olé. A única certeza é o perfil esperado pela diretoria para liderar o clube no restante do ano.
- Não podemos fazer substituição paliativa, tem de ser com um profissional que ingresse no vestiário com força. É o perfil de alguém que tenha de trabalhar muito e tenha uma relação transparente com a diretoria. Estamos trabalhando desde já. O que dificulta é achar um profissional que possa substituir o Enderson. Nosso prazo é de urgência - afirma Rui Costa.
Enderson Moreira foi apresentado em apresentado oito de janeiro, completando, portanto, 6 meses e 20 dias à frente do Grêmio. Deixa o clube com 35 jogos oficiais disputados, 19 vitórias, nove empates e sete derrotas. Alcançou um aproveitamento de 62,8%, sem conseguir o principal objetivo, que era a Libertadores da América.
Acabou eliminado nas oitavas, para o San Lorenzo. Ao contrário de Vanderlei Luxemburgo, tentou valorizar o Gauchão, usando titulares e ficou marcado por comandar o time numa das maiores goleadas sofridas pelo Grêmio em Gre-Nais, levando 4 a 1, na final.
VEJA TAMBÉM
- ECONOMIA IMEDIATA! Grêmio reduz gastos em R 700 mil mensais após saídas do elenco
- Janela se aproxima e Grêmio define estratégias: saídas e renovações no foco da diretoria
- DE SAÍDA? Atacante pode assinar pré-contrato e Corinthians avalia investida

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
ECONOMIA IMEDIATA! Grêmio reduz gastos em R 700 mil mensais após saídas do elenco
Janela se aproxima e Grêmio define estratégias: saídas e renovações no foco da diretoria
DE SAÍDA? Atacante pode assinar pré-contrato e Corinthians avalia investida
SAÍDAS? Grêmio pode perder trio ofensivo para gerar receitas na janela
EXPLICOU! Taffarel revela motivo para definir Weverton como terceiro goleiro da Seleção Brasileira
BICAMPEÃO! Tricolor vence Gre-Nal nos pênaltis e conquista o Gauchão Sub-17
DE VOLTA! Grêmio inicia preparação e avalia futuro de atletas no mercado
Grêmio bate o martelo sobre Adriel e goleiro recebe notícia após retorno de Portugal
Grêmio cala o rival nos pênaltis e conquista o título gaúcho Sub-17 dentro da casa do Inter
Grêmio fecha semestre com média superior a 23 mil torcedores por jogo na Arena