A situação de Mano Menezes no comando do Grêmio era crítica antes da vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG , na Arena MRV, no domingo (17). A derrota para o Sport , lanterna do campeonato, havia agravado o cenário, gerando forte pressão interna e externa. Bandeira do Grêmio, tricolor gaúcho (Foto: Reprodução/Grêmio_ Foto: Bandeira do Grêmio, tricolor gaúcho ( Reprodução/Grêmio_ / Gávea News
Inclusive, informações de bastidores indicavam que uma nova derrota poderia resultar na demissão do treinador. O triunfo em Belo Horizonte, no entanto, mudou o curso dos acontecimentos. A equipe gaúcha reverteu o placar adverso e encerrou uma sequência de duas derrotas consecutivas. Com isso, Mano garantiu fôlego no cargo e viu o Grêmio se afastar momentaneamente da zona de rebaixamento, ocupando a 13ª colocação com 23 pontos em 19 rodadas.
Estratégia, reunião e desempenho Na entrevista coletiva após o confronto, Mano detalhou os bastidores da preparação, incluindo uma reunião especial com o elenco. Segundo ele, a iniciativa partiu de sua própria avaliação da crise vivida durante a semana. "A reunião foi proposta por mim e foi executada entre os jogadores e eu. Porque, com essa intimidade maior, você pode falar determinadas coisas que vão ficar nesse ambiente", explicou.O treinador elogiou a postura da equipe e destacou a importância da entrega tática na partida. "O que não podia continuar acontecendo é que a nossa equipe não entregasse um jogo de futebol. Um jogo com ideias, com parâmetros táticos importantes, com disputa em que superamos amplamente o adversário nos 90 minutos", afirmou.
Críticas à violência e apoio aos torcedores Além do desempenho, Mano fez duras críticas à forma como ele e o grupo foram tratados após os maus resultados, mencionando o episódio em que torcedores invadiram área restrita no Aeroporto Salgado Filho e depredaram o ônibus da delegação. "Uma coisa é ser criticado por aquilo que não estamos fazendo bem e merecemos a crítica e aceitamos. Outra coisa é ser achincalhado", disse o técnico. "A vitória não é para essas pessoas, é para as pessoas de bem, que trabalham com honestidade, para os torcedores que vão no estádio, os gremistas". Reconhecimento ao elenco Mano também valorizou a confiança dos jogadores, que, mesmo em meio à turbulência, mantiveram o comprometimento com o grupo e com o trabalho.
"Temos que elogiar muito os nossos jogadores. Porque numa semana em que o técnico foi tão metralhado, todos foram metralhados, a direção foi metralhada, os jogadores acreditaram na gente. Não acreditaram nas conversas lá de fora, que nunca vão resolver os nossos problemas. É nós que vamos resolver". Próximo compromisso O Grêmio volta a campo no sábado (23), às 21h (horário de Brasília), na Arena, contra o Ceará. O confronto é mais uma oportunidade para consolidar a recuperação na tabela e diminuir a pressão sobre a comissão técnica.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avança em negociação e está próximo de fechar com Luís Castro
- Atacante de saída? Time do Uruguai enviou uma proposta para comprar atacante do Grêmio
- Grêmio x São Paulo duelam nas quartas da Copinha Feminina; Onde assistir

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Comissão técnica de Luís Castro no Grêmio: membros e currículos detalhados.
Luis Castro aceita proposta do Grêmio e retorna ao Brasil.
Grêmio recebe oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio avança em negociação e está próximo de fechar com Luís Castro
Grêmio reforça diálogo com CBF e participa de Conselho Técnico do Brasileirão
Ex-jogadores promovem partida solidária com garis do Rio Grande do Sul.
Atacante de saída? Time do Uruguai enviou uma proposta para comprar atacante do Grêmio
Cristian Olivera recebe proposta do Nacional e avalia deixar o Grêmio
Luis Castro está próximo de ser anunciado pelo Grêmio.
Grêmio x São Paulo duelam nas quartas da Copinha Feminina; Onde assistir
Grêmio planeja investida por Veiga, do Palmeiras, a pedido de Luís Castro.
Não vai mais vir? Negociação com Luís Castro trava e acordo demora para sair
Próximas Etapas da Nova Diretoria no Cronograma do Grêmio para 2026
Gremio busca mais recursos para sair do momento difícil no futebol.