Martin Braithwaite forçou o terceiro cartão amarelo na derrota do Grêmio para o Sport, no último domingo (10), para cumprir suspensão na partida contra o Atlético-MG no gramado sintético da Arena MRV no próximo domingo (17), como revelou a ESPN. Apesar de ter sido advertido de propósito, isso não deve causar punição adicional ao atacante. A reportagem ouviu pessoas com ligação aos tribunais esportivos e, embora haja o entendimento, que a conduta poderia ser enquadrada como "atitude contrária à disciplina e ética", que está prevista no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), há também consenso que Braithwaite não deve ser punido.
A ex-procurador do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva) de São Paulo, Wilson Marchetti Jr., entende, por exemplo, que, para ser enquadrado no artigo e julgado, seria necessária uma prova concreta e também que a premeditação pelo cartão aparecesse na súmula. O árbitro Yuri Elino Ferreira da Cruz advertiu o atacante dinamarquês por puxar Lucas Lima pela camisa aos 41 minutos do segundo tempo da partida na Arena do Grêmio, e apenas relatou esse motivo em seu relato pós-jogo.
Paulo Feuz, ex-auditor do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e coordenador chefe de pós-graduação em direito esportivo na PUC-SP, também não vê risco para Braithwaite e cita três motivos principais: seu cartão não prejudica o adversário; não prejudica o próprio Grêmio, já que houve acordo com o técnico Mano Menezes para a advertência; e também não há crime civil, como acontece em cartões forçados por envolvimento em apostas.
Há precedente no STJD de julgamento por cartão forçado, que aconteceu em 2011, quando Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho, então no Flamengo, responderam por isso. Acontece que, na ocasião, Neves admitiu publicamente que ele e o companheiro haviam recebido o amarelo de propósito em jogo contra o Palmeiras, para cumprirem suspensão diante do Ceará e depois estarem liberados para atuar contra o Santos. A dupla foi enquadrada justamente no artigo 258 do CBJD, que previa punição de um até 10 jogos de suspensão. Os dois, contudo, acabaram inocentados.
Na época, o árbitro Leandro Vuaden foi ouvido no tribunal e disse não ter percebido que os dois estavam forçando a punição. Thiago Neves, em depoimento, também recuou no que havia dito e afirmou não ter combinado de receber o cartão previamente com Ronaldinho.
Próximos jogos do Grêmio:
Atlético-MG (F) - 17/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
Ceará (C) - 23/08, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Flamengo (F) - 31/08, 16h (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Grêmio confirma volta de campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.