Grêmio 0 x 1 Sport | Melhores momentos | 19ª rodada | Campeonato Brasileiro 2025 As coisas não podem continuar como estão, senão teremos um final muito melancólico. — Mano Menezes A frase dita por Mano Menezes na entrevista coletiva na noite deste domingo sintetiza o momento do Grêmio em uma palavra: melancolia. O Grêmio não funciona mais (se é que em algum momento funcionou). Isso não precisa ser dito, qualquer um que se proponha a assistir mesmo que 15 minutos do time em campo enxerga a nuvem preta que paira em cima do ambiente gremista. Melancolia . Em 15º na tabela, com 21 pontos e perigosamente perto do Z-4. A derrota por 1 a 0 para o lanterna Sport na Arena não foi apenas mais um tropeço do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Foi um retrato fiel de um time que perdeu o rumo, de um treinador que já não encontra respostas e de um ambiente que se aproxima de um desfecho melancólico.
O Sport vivia jejum desde março e não havia vencido nenhuma partida na competição — em 16 jogos! — e encontrou no Grêmio um adversário ideal para encerrar sua sequência negativa. O Tricolor foi apático, previsível e emocionalmente abalado. Sob olhares da torcida, Mano Menezes deixa o campo abatido após Grêmio 0 x 1 Sport A atuação foi marcada por erros recorrentes: a produção ofensiva foi escassa, foram seis finalizações no gol contra três do Sport — até nisso faltou qualidade contra o time visitante, que soube aproveitar a chance que teve. A equipe parece desconectada, sem ideias e sem intensidade, mesmo com semana cheia para treinar.
Aliás, as improvisações de Camilo — um volante — na lateral-direita e a utilização de Edenílson — já desgastado — no meio-campo mostram como Mano Menezes pode ter boa vontade, mas acaba correndo em volta do próprio rabo e não tem mais repertório. As soluções anteriores, que foram descartadas, voltam a ser utilizadas. O semblante do treinador ao deixar o gramado, cabisbaixo e em silêncio sintetiza o momento: o Grêmio vive uma crise que ultrapassa o campo.
A demissão de Mano Menezes parece ter acontecido no domingo mesmo, ainda que oficialmente o treinador figure como comandante da equipe. Na entrevista coletiva, Mano novamente não escondeu o abatimento. Ao lado do vice de futebol Alexandre Rossato, o treinador fez um desabafo que soou como se a despedida fosse apenas questão de tempo. Colocou como meta uma reação "a curto prazo". Se isso não ocorrer, indicou a saída.
Antes da pausa para a Copa do Mundo de Clubes e com a chegada de Mano, o Grêmio havia vencido dois dos três jogos pelo Brasileirão (Bahia e Juventude), mas desde então, em sete partidas, venceu apenas uma (Fortaleza), empatou duas (Corinthians e Vasco) e perdeu quatro (Cruzeiro, Palmeiras, Fluminense e Sport). A queda é vertiginosa e o impacto emocional é evidente. Mano falou em “final muito melancólico, muito triste” e em “rever algumas coisas a curto prazo”, mas a sensação é de que o tempo se esgotou.
O Grêmio soma apenas 20 pontos e ocupa a 15ª colocação, flertando perigosamente com a zona de rebaixamento. A melancolia mencionada por Mano parece ter contaminado o clube como um todo. O torcedor, que já viveu momentos de esperança com a chegada do treinador, agora assiste a uma equipe sem alma, sem reação e sem perspectiva. A confiança da direção ainda existe, mas o próprio técnico já admite que pode não ser suficiente. O Grêmio dá sinais claros de fim de ciclo — e talvez seja hora de aceitar que o trabalho chegou ao limite.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa