O lateral-direito Igor Serrote, de 20 anos, foi oficialmente negociado pelo Grêmio com o Al Jazira, clube dos Emirados Árabes Unidos. Revelado pelas categorias de base do clube gaúcho, o jovem vinha em crescente valorização após ser promovido ao elenco profissional em 2024 e integrar o grupo campeão estadual em 2025. A negociação foi anunciada na segunda-feira (28) e renderá ao Grêmio cerca de 5,5 milhões de dólares, valor equivalente a aproximadamente R$ 30,8 milhões na cotação atual. Embora o clube tenha confirmado a venda, manteve 20% de participação sobre uma eventual mais-valia em futuras negociações, o que poderá assegurar retorno financeiro adicional em caso de valorização no mercado internacional.
Serrote foi titular na derrota do Grêmio para o Palmeiras, por 1 a 0, no sábado (26 de julho), pela rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, seu desempenho mais notável ocorreu no início do ano, quando teve papel de destaque na conquista do Campeonato Sul-Americano Sub-20 com a Seleção Brasileira. A saída do jogador também está inserida em um contexto mais amplo. A contratação de Serrote pelo Al Jazira integra um projeto estratégico da United Arab Emirates Football Association (UAEFA), que visa naturalizar atletas estrangeiros, sobretudo brasileiros, com o intuito de reforçar a seleção nacional para a Copa do Mundo de 2030. O plano requer que os jogadores residam no país por pelo menos cinco anos, conforme exigência da FIFA para fins de naturalização.
Aliás, essa não foi a primeira tentativa do Al Jazira. No início de 2025, o clube árabe já havia feito uma proposta ao lateral, mas ele optou por seguir no Brasil a fim de disputar o Mundial Sub-20, previsto para setembro, no Chile. A segunda investida, com valores mais elevados e um projeto de desenvolvimento mais detalhado, acabou sendo aceita por Serrote e seus representantes. Em comunicado oficial, o Grêmio agradeceu ao atleta pelo período no clube. "O Grêmio comunica que aceitou proposta do Al Jazira Club, dos Emirados Árabes, pela venda dos direitos econômicos do lateral-direito Igor. […] O Grêmio agradece todo o empenho e profissionalismo do jogador e deseja sucesso ao longo da sua carreira". A estratégia da UAEFA já começa a impactar a seleção nacional dos Emirados. Atualmente, nove jogadores brasileiros naturalizados já foram convocados, incluindo o atacante Erik, ex-Internacional, que atua no Al Ain desde 2020. O projeto visa também aumentar o nível técnico da liga nacional e transformar o futebol do país até o próximo ciclo de Copas.
VEJA TAMBÉM
- Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
- Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
- Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!
Grêmio recebe oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio avança em negociação e está próximo de fechar com Luís Castro
Grêmio reforça diálogo com CBF e participa de Conselho Técnico do Brasileirão
Ex-jogadores promovem partida solidária com garis do Rio Grande do Sul.
Atacante de saída? Time do Uruguai enviou uma proposta para comprar atacante do Grêmio
Cristian Olivera recebe proposta do Nacional e avalia deixar o Grêmio
Luis Castro está próximo de ser anunciado pelo Grêmio.
Grêmio x São Paulo duelam nas quartas da Copinha Feminina; Onde assistir
Grêmio planeja investida por Veiga, do Palmeiras, a pedido de Luís Castro.
Não vai mais vir? Negociação com Luís Castro trava e acordo demora para sair
Próximas Etapas da Nova Diretoria no Cronograma do Grêmio para 2026
Gremio busca mais recursos para sair do momento difícil no futebol.