Mano Menezes adotou um novo esquema no Grêmio e apostou em Alysson centralizado, o que resultou em maior fluidez nas ações de ataque, como observado na vitória por 2 a 1 sobre o Fortaleza. A ideia do treinador é manter essa estrutura tática já a partir do próximo jogo contra o Fluminense, no Maracanã. Nas últimas semanas, Mano implementou nos treinos a troca do tradicional 4-2-3-1 para o 4-4-2, com Riquelme e Alysson dividindo as funções de armação, e Cristian Olivera e o lateral Marlon posicionados mais abertos para explorar os corredores e criar profundidade pelas laterais.
Uma das principais motivações dessa mudança foi acabar com o isolamento do centroavante Braithwaite, possibilitando uma melhor associação com o meio-campo e com os pontas. A decisão de dividir as responsabilidades criativas no meio-campo também surge como resposta à má fase de alguns jogadores. Alysson, que antes atuava preso ao flanco, agora participa ativamente da construção ofensiva, juntamente com Riquelme.
Para o jogo contra o Fluminense, o técnico terá que realizar lme se aproximando mais do centroavante. Estávamos sofrendo com essa falta de aproximação — explicou Mano, após a vitória sobre o Fortaleza.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio não quer dívidas e nem títulos: parou de acompanhar a realidade do futebol
- Arbitro polêmico? CBF define arbitragem para Grêmio x Botafogo nesta quarta-feira
- Reformulação Geral! Saiba quem ficou, quem saiu e quem chegou para o Grêmio 2026

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio não quer dívidas e nem títulos: parou de acompanhar a realidade do futebol
Arbitro polêmico? CBF define arbitragem para Grêmio x Botafogo nesta quarta-feira
Reformulação Geral! Saiba quem ficou, quem saiu e quem chegou para o Grêmio 2026
Impasse por reforço? Grêmio vê pedida do Racing por Nardoni como obstáculo