O Grêmio conta com uma mística citada pelo técnico Mano Menezes para buscar a classificação às oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana. Por ter perdido por 2 a 0 no duelo de ida dos playoffs, no Peru, o Tricolor gaúcho terá que vencer os peruanos por mais de dois gols de diferença, nesta quarta-feira (23), em casa, para avançar.
A missão pode até ser difícil, mas não impossível para o treinador. Após o empate em 1 a 1 com o Vasco, no último sábado, pelo Brasileirão, Mano fez questão de lembrar que não só o seu retrospecto em viradas, mas também o de Felipão, hoje coordenador-técnico no Imortal, pode servir de motivação para os gremistas.
"A gente vai se apoiar na mística. Nas três viradas de 0 a 2 do Grêmio na história, duas foram comigo, uma com o Felipão. Vamos juntar os dois para fazer mais uma vez", disse Mano, em entrevista coletiva.
"Mas a gente sabe que vai enfrentar um time experiente. O Alianza Lima eliminou o Boca na Bombonera, então não se trata de um time que vai a Porto Alegre com ingenuidade".
Jogos eliminatórios são assim: primeiro fazer um gol, não sofrer, porque daí abre a possibilidade de um segundo que nos levaria à penalidade máxima. É isso que vamos fazer, com a cabeça no lugar, o estádio com ambiente melhor. É isso que o torcedor pode ajudar. O Grêmio já fez isso em outras oportunidades e isso aumenta a chance de fazermos agora', completou Mano.
A virada comandada por Felipão, atual coordenador técnico do Grêmio, aconteceu em 1996, justamente na partida que garantiu o bi do Brasileirão. Na época, o Imortal perdeu o jogo da ida da final para a Portuguesa por 2 a 0, venceu a volta pelo mesmo placar e ficou com a taça por ter melhor campanha.
Mano Menezes esteve à frente da equipe gaúcha em uma remontada por 2 a 0 mais de uma década depois, nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores de 2007. Na época, o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Defensor, em Montevidéu, no Uruguai. No duelo de volta, em Porto Alegre, retribuiu os mesmos 2 a 0 e se classificou nos pênaltis, com vitória por 4 a 2.
O treinador, porém, pode ter se confundido em relação a outra virada por dois gols de diferença. Isso porque naquele mesmo ano, na semifinal do Campeonato Gaúcho, o Grêmio de Mano saiu derrotado por 3 a 0 para o Caxias no primeiro jogo. No entanto, na volta, goleou o adversário por 4 a 0 e foi para a decisão.
Agora, caberá Grêmio de Mano Menezes transformar o novamente o improvável em provável e, no que depender da mística, o torcedor tem motivo para acreditar.
Próximos jogos do Grêmio:
Alianza Lima (C) - 23/07, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Palmeiras (F) - 26/07, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C) - 29/07, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.