O Grêmio conta com uma mística citada pelo técnico Mano Menezes para buscar a classificação às oitavas de final da CONMEBOL Sul-Americana. Por ter perdido por 2 a 0 no duelo de ida dos playoffs, no Peru, o Tricolor gaúcho terá que vencer os peruanos por mais de dois gols de diferença, nesta quarta-feira (23), em casa, para avançar.
A missão pode até ser difícil, mas não impossível para o treinador. Após o empate em 1 a 1 com o Vasco, no último sábado, pelo Brasileirão, Mano fez questão de lembrar que não só o seu retrospecto em viradas, mas também o de Felipão, hoje coordenador-técnico no Imortal, pode servir de motivação para os gremistas.
"A gente vai se apoiar na mística. Nas três viradas de 0 a 2 do Grêmio na história, duas foram comigo, uma com o Felipão. Vamos juntar os dois para fazer mais uma vez", disse Mano, em entrevista coletiva.
"Mas a gente sabe que vai enfrentar um time experiente. O Alianza Lima eliminou o Boca na Bombonera, então não se trata de um time que vai a Porto Alegre com ingenuidade".
Jogos eliminatórios são assim: primeiro fazer um gol, não sofrer, porque daí abre a possibilidade de um segundo que nos levaria à penalidade máxima. É isso que vamos fazer, com a cabeça no lugar, o estádio com ambiente melhor. É isso que o torcedor pode ajudar. O Grêmio já fez isso em outras oportunidades e isso aumenta a chance de fazermos agora', completou Mano.
A virada comandada por Felipão, atual coordenador técnico do Grêmio, aconteceu em 1996, justamente na partida que garantiu o bi do Brasileirão. Na época, o Imortal perdeu o jogo da ida da final para a Portuguesa por 2 a 0, venceu a volta pelo mesmo placar e ficou com a taça por ter melhor campanha.
Mano Menezes esteve à frente da equipe gaúcha em uma remontada por 2 a 0 mais de uma década depois, nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores de 2007. Na época, o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Defensor, em Montevidéu, no Uruguai. No duelo de volta, em Porto Alegre, retribuiu os mesmos 2 a 0 e se classificou nos pênaltis, com vitória por 4 a 2.
O treinador, porém, pode ter se confundido em relação a outra virada por dois gols de diferença. Isso porque naquele mesmo ano, na semifinal do Campeonato Gaúcho, o Grêmio de Mano saiu derrotado por 3 a 0 para o Caxias no primeiro jogo. No entanto, na volta, goleou o adversário por 4 a 0 e foi para a decisão.
Agora, caberá Grêmio de Mano Menezes transformar o novamente o improvável em provável e, no que depender da mística, o torcedor tem motivo para acreditar.
Próximos jogos do Grêmio:
Alianza Lima (C) - 23/07, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Sul-Americana
Palmeiras (F) - 26/07, 21h (de Brasília) - Brasileirão
Fortaleza (C) - 29/07, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
VEJA TAMBÉM
- DUELO NA COPA! Grêmio se prepara para decisão contra o Confiança na Copa do Brasil
- Dificuldades táticas do Grêmio geram urgência por reavaliação na sequência da temporada
- Grêmio vira vitrine mundial com jogadores na pré-lista da Copa

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
DUELO NA COPA! Grêmio se prepara para decisão contra o Confiança na Copa do Brasil
Dificuldades táticas do Grêmio geram urgência por reavaliação na sequência da temporada
Grêmio vira vitrine mundial com jogadores na pré-lista da Copa
Grêmio recebe definição surpreendente sobre Villasanti na Copa do Mundo
Tricolor amarga sequência de seis jogos sem gols e afunda na crise ofensiva do Brasileirão
Sondagens do exterior agitam futuro de Tiaguinho no Grêmio
O Imortal está em coma: o Grêmio perdeu a identidade do próprio Grêmio
Grêmio mexe no tabuleiro e tenta Arboleda em negociação polêmica
Grêmio arma jogada ousada e mira Arboleda em troca surpreendente com o São Paulo
Grêmio toma decisão bombástica e barra Amuzu em meio ao caos do rebaixamento!
Grêmio prioriza competições e segura Amuzu, peça-chave no ataque, para sequência decisiva
Grêmio se reapresenta sob pressão e foca na recuperação para duelo decisivo contra o Confiança
Recuperação de Pedro Gabriel é luz no fim do túnel para Grêmio em crise na Série A
Grêmio enfrenta crise após derrota para o Flamengo e precisa de reação imediata na tabela
Atenção do Lille por Gabriel Mec e Ryan Roberto acende alerta no Grêmio em meio a desafios decisivos
Clube francês mira promessa do Grêmio!
Pedro Gabriel sai machucado, Grêmio perde em casa para o Flamengo e crise aumenta no Brasileirão
Grêmio volta para o Z4 após derrota em casa para o Flamengo e pressão aumenta
Lesão grave de Pedro Gabriel agrava drama do Grêmio!