Marcelo Marques se tornou um dos personagens mais queridos pela torcida do Grêmio. Ele é responsável pelo negócio milionário que dará ao clube a propriedade e a gestão da Arena, casa do time gaúcho desde 2012, mas que só seria repassada oficialmente em 2033. A transação teve custo de R$ 130 milhões. Marques é empresário e dono de um império... de pães. Ele fundou, em 1999, junto do irmão Claudiomar Marques, uma pequena fábrica que fornecia pães para mercearias em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.
A Marquespan escalou gradativamente. Em 2013, foi inaugurada uma segunda fábrica, em Tatuí, a cerca de 150 km da capital paulista. Pouco mais de uma década depois, em 2022, o negócio chegou a seis unidades fabris, estabelecendo-se também no Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A companhia aponta a capacidade de produzir 20 milhões de pães por dia. O número faz com que a empresa afirme ser a maior fabricante de pão francês do mundo. É informado, ainda, que são atendidos 20 mil clientes no Brasil.
O empresário gremista chegou a lançar uma pré-candidatura à presidência do Grêmio e prometeu comprar a gestão do estádio. Um de seus principais concorrentes na disputa, que ainda não iniciou de fato, era Paulo Caleffi, vice-presidente de futebol no primeiro semestre de 2023. Caleffi retrucou dizendo que a compra era complexa e não seria tão viável quanto Marques anunciava. Após a confirmação do negócio, o ex-dirigente do Grêmio retirou sua pré-candidatura e demonstrou apoio ao empresário.
Marques também tem envolvimento na política do Grêmio. Ele é fundador do movimento "O Grêmio é Nosso", contrário a uma possível implementação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no clube. "Não quero que vire SAF de jeito nenhum. Seria um dia muito triste para mim, porque eu quero que o Grêmio seja sempre do torcedor", falou em entrevista ao jornal Zero Hora.
A Marquespan estampava sua marca nos uniformes de Grêmio e Internacional. Quando Marcelo Marques anunciou que seria pré-candidato à presidência do Grêmio, o logotipo foi retirado do uniforme colorado. Entretanto, o movimento veio da própria empresa, que continuou cumprindo com os valores acordados com o Inter, mesmo sem a exposição. A compra da Arena não é o primeiro envolvimento pessoal de Marques com o Grêmio. Em 2023, ele foi um dos mecenas que bancavam os salários de Luis Suárez, contratado para o ataque tricolor. Junto dele, estavam outro empresário do ramo alimentício e uma casa de apostas que patrocinava o time na época. O uruguaio recebia cerca de R$ 2 milhões mensais e levou o time gaúcho ao vice-campeonato do Brasileirão.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!