Após a derrota por 2 a 0 diante do Alianza Lima, no Peru, pelo jogo de ida dos playoffs da Sul-Americana, o Grêmio enfrenta um momento de instabilidade técnica e emocional. A equipe comandada por Mano Menezes volta a campo no sábado (19), às 17h30 (horário de Brasília), contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, com possibilidade de mais uma mudança no esquema tático, a fim de buscar uma recuperação imediata. Desde a retomada do calendário após a paralisação para o Mundial, o desempenho gremista tem oscilado. O time venceu o São José na decisão da Recopa Gaúcha, mas acumulou dois resultados negativos consecutivos: derrota por 4 a 1 para o Cruzeiro , pelo Brasileirão, e o revés para os peruanos na competição continental. Nesse contexto, Mano cogita ajustes na formação e na dinâmica de jogo, mesmo com pouco tempo de preparação. Mano Menezes em partida do Grêmio Foto: Lucas Uebel/Grêmio / Gávea News Mano Menezes em partida do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O técnico, inclusive, demonstrou incômodo com a cobrança intensa sobre o rendimento do time logo após o período de intertemporada. Para ele, o curto espaço de tempo e a ausência de peças importantes dificultam o processo de evolução tática da equipe. "O Brasil é tão absurdo, em termos de treinamento, que achamos que em 10 dias o treinador vai entregar uma melhora significativa. A gente fez uma boa primeira parte desse treinamento, que é a parte física, de introdução de força para a equipe. Mas a gente nunca teve Braithwaite, Villasanti, Kike nesse tempo de treinamento. Isso criou, acidentalmente, quase que uma incapacidade de treinar a equipe principal, que vinha sendo nossa equipe titular. Não dá, né?" Ainda sobre a pressão por resultados, Mano foi irônico ao comentar as críticas sobre o desempenho da equipe após o último revés. "Sempre falar em cima de derrota é algo complicado, né? Provavelmente não foi treinado nada, por isso que o time não está conseguindo executar".
Para o confronto de volta contra o Alianza, marcado para a próxima semana, o Grêmio precisará vencer por três ou mais gols para avançar diretamente às oitavas de final. Se repetir o placar sofrido no Peru, a decisão irá para os pênaltis. Qualquer outro resultado favorece os peruanos. Mano acredita na possibilidade de reversão, mas reconhece que será preciso eliminar os erros defensivos e ter maior eficácia ofensiva. A equipe também vive situação delicada na tabela do Campeonato Brasileiro. Atualmente ocupa a 12ª colocação, com 16 pontos, e está a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. O confronto direto com o Vasco, adversário que também vem pressionado após goleada sofrida na Sul-Americana, ganha contornos de decisão. Enquanto isso, a média de gols sofridos pelo Grêmio aumentou desde a retomada da temporada, o que eleva a necessidade de ajustes defensivos urgentes. A reformulação tática mencionada por Mano deve, portanto, priorizar maior solidez na retaguarda e consistência no meio de campo, setores que têm apresentado fragilidades.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.