Cruzeiro 4 x 1 Grêmio | Melhores momentos | Brasileirão 2025 O Grêmio tinha boas expectativas para a retomada do Campeonato Brasileiro. Mas tudo isso ruiu rapidamente no 4 a 1 sofrido para o Cruzeiro na noite de domingo. A vitória e o título da Recopa Gaúcha contra o São José na última terça-feira e o período de duas semanas de treinos no CT Luiz Carvalho apareciam como esperança de melhora. Mas o que se viu no Mineirão foi um time que parece ter congelado no tempo. A derrota pela 13ª rodada do Brasileirão não foi apenas um balde de água fria — foi um retrato fiel das limitações dos piores momentos do ano do Tricolor: fragilidade defensiva, falta de criatividade, ausência de repertório e baixa intensidade. Com o resultado, o Grêmio se mantém na parte de baixo da tabela, com 16 pontos, na 13ª colocação.
O Grêmio foi ao Mineirão com um propósito: controlar o jogo com posse e presença ofensiva. A estratégia de Mano Menezes foi na direção oposta do esperado. Sem Dodi, suspenso, escalou o meio-campo com Villasanti, Alex Santana e Cristaldo e o ataque com dois pontas, Alysson e Amuzu. Era uma tentativa de equilibrar criação e proteção. "O que a gente viu foi assustador\', lamenta Queki após derrota | A Voz da Torcida
Mas o plano se perdeu no primeiro gol sofrido, aos 24 minutos, em jogada de Matheus Pereira pela esquerda, com Kaio Jorge finalizando livre. A partir dali, o time se desorganizou. A proposta ofensiva virou um fardo: o meio-campo foi engolido, e a defesa ficou exposta. O treinador reconheceu o erro, admitiu que poderia ter utilizado uma escalação inicial com maior proteção, mas destacou que a fragilidade da equipe também passou por erros coletivos. – Quando o jogo entre duas grandes equipes termina em 4 a 1 para uma, o treinador tem a parcela certamente. Talvez poderia ter protegido mais a equipe. Quem não joga, quem entrega a bola ao adversário, erra sucessivamente a saída, traz o adversário para cima.
E se no coletivo o Cruzeiro foi certeiro, no individual soube explorar os espaços com inteligência. Matheus Pereira — nome de destaque na partida — encontrou liberdade para se movimentar não só pelo centro, mas também pelos lados, sendo constantemente acionado e desequilibrando a marcação gremista. Do outro lado, Arezo, que devia ser a grande referência no ataque, esteve isolado, pouco fez para chamar a marcação ou vencer na individualidade. O Grêmio não conseguiu criar superioridade em nenhum setor do campo.
Na volta do intervalo, Mano Menezes corrigiu a rota. A entrada de Edenílson deu mais equilíbrio ao meio-campo, tanto na proteção quanto na construção. O Grêmio passou a ter mais controle e chegou ao gol com André Henrique, em jogada bem trabalhada. Por alguns minutos, o time gaúcho ensaiou uma reação. Mas a melhora foi pontual.
A derrota no Mineirão não é apenas mais um tropeço fora de casa. É um alerta. O Grêmio segue com 16 pontos, estacionado na segunda parte da tabela e vê o G-6 se distanciar. Mais preocupante que a posição na tabela é a falta de identidade e de respostas dentro de campo. O segundo semestre começou, mas o Grêmio parece ainda preso ao primeiro.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!