A vitória por 2 a 0 sobre o São José , nesta terça-feira, renovou as esperanças gremistas no ataque. Sem Braithwaite, artilheiro disparado da temporada, Alysson e Amuzu resolveram a partida ainda no primeiro tempo, em poucos minutos, com destaque para o jovem. A queda de rendimento na segunda etapa, contudo, mostrou que outras individualidades precisam render mais. Sem sofrer riscos, o Tricolor poderia ter construído uma goleada. A dupla de pontas se destacou não apenas pelos gols. Amuzu teve iniciativa pessoal pela esquerda, buscou jogo pelo meio e ajudou na recomposição como poucas vezes ocorreu desde que chegou ao clube. Posicionado como um centroavante, não desperdiçou a assistência açucarada de Alysson. E por falar em Alysson, o garoto de 19 anos uniu ousadia e qualidade técnica para ser o nome da partida. Conseguiu finalizar o lançamento difícil de dominar feito por Dodi e abriu o placar. Para o Grêmio ampliar, saiu do campo de defesa, ganhou do zagueiro Rafael Dumas na velocidade — com direito à pedalada — e passou cruzado para o companheiro. O jovem foi de longe o melhor em campo e melhor noticia da noite com o desempenho. "Taça é taça!", comemora Queki após vitória do Grêmio na Recopa. As atuações de ambos podem ser consideradas um alento porque o Grêmio está em busca de mais artilheiros. Braithwaite, com 13 gols, Arezo, com seis, e Cristian Olivera, com cinco, concentravam, até antes do jogo, 49% dos gols marcados na temporada.
Apesar do título da Recopa Gaúcha, o retorno do Grêmio ao futebol em 2025 não teve apenas pontos positivos. Em especial no segundo tempo, o coletivo cedeu contragolpes ao São José, cometeu erros de passe e se desconcentrou na marcação.
Cristaldo esteve longe de repetir a boa atuação que teve diante do Juventude. Também desperdiçou um pênalti, defendido pelo goleiro Fábio, que poderia ter transformado a vitória em goleada ainda no primeiro tempo. O centroavante Arezo teve mais uma oportunidade de jogar, como tanto pediu em entrevistas à imprensa uruguaia . Não foi bem. Não conseguiu converter ao menos dois cruzamentos em cabeceios de perigo. Demonstrou empenho, mas faltou a efetividade que Braithwaite, dono da posição, tem de sobra. Recuperados de lesão, Monsalve e Igor Serrote ingressaram, mas tiveram atuações apagadas. Nenhum dos dois demonstrou, por enquanto, capacidade de recuperar as posições no meio e na lateral direita, ocupadas por Cristaldo e Gustavo Martins, respectivamente.
Mano, diga-se, identificou isso. Citou que o time mostrou graus de "displicência" no segundo tempo e deveria ter transformado o controle em uma diferença maior no placar. Um bom sinal de que o título e a evidente melhora não esconderam os problemas, que são naturais. Entre altos e baixos na lista de desempenhos, o grupo e o trabalho de Mano Menezes passam por teste bem mais forte no próximo domingo, às 20h30, diante do Cruzeiro, pelo Brasileirão. E novas observações serão feitas, como a entrada de Villasanti na vaga de Dodi, suspenso, a sequência de Alex Santana na equipe e o possível retorno de Braithwaite ao ataque.
VEJA TAMBÉM
- MAIS UM ARGENTINO A CAMINHO? Grêmio avança e vê chance de fechar com volante do Huracán
- Grêmio abre venda para quartas do Gauchão com mudança nos ingressos
- EM INSTANTES! Grêmio x Botafogo: onde assistir e escalações

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
MAIS UM ARGENTINO A CAMINHO? Grêmio avança e vê chance de fechar com volante do Huracán
Grêmio abre venda para quartas do Gauchão com mudança nos ingressos
EM INSTANTES! Grêmio x Botafogo: onde assistir e escalações
Grêmio não quer dívidas e nem títulos: parou de acompanhar a realidade do futebol