Grêmio e Inter de olho em 2029: novo Mundial de Clubes exige título da Libertadores para garantir vaga. A estreia da primeira edição do novo Mundial de Clubes da FIFA, que começou no último sábado (14), nos Estados Unidos, está movimentando o cenário global do futebol. Com estádios cheios e partidas de alto nível, o torneio reúne gigantes de todos os continentes e acende o desejo das principais torcidas do mundo. Para os gaúchos, porém, o momento é apenas de expectativa e planejamento a longo prazo, de olho na edição de 2029. Classificação exige título da Libertadores. Com regras já definidas, a FIFA determinou que seis clubes da América do Sul estarão na próxima edição do Mundial: quatro campeões da Libertadores entre 2025 e 2028 e dois via ranking da Conmebol, considerando o desempenho na principal competição continental durante esse período.
Para Grêmio e Internacional, a principal via de acesso ao torneio será conquistar a Libertadores em uma dessas temporadas. O Inter já está disputando a Libertadores de 2024 e soma pontos no ranking, mas isso pode não ser suficiente. O clube enfrenta o Flamengo nas oitavas de final e terá um caminho difícil pela frente. Já o Grêmio ainda precisa garantir classificação para a Libertadores de 2026, o que depende de boa campanha no Brasileirão ou conquista de vaga via Copa Sul-Americana.
Um fator que complica ainda mais a situação dos brasileiros é o limite de dois clubes por país imposto pela FIFA. Esse teto só pode ser quebrado caso mais de dois clubes do mesmo país conquistem o título da Libertadores, como ocorreu com Flamengo, Palmeiras, Fluminense e Botafogo nesta edição.
Os clubes já classificados para o Mundial de 2029 incluem os campeões continentais de 2025, como: Paris Saint-Germain (França), Al Ahli (Arábia Saudita), Pyramids (Egito), Cruz Azul (México). Além disso, Boca Juniors e River Plate já garantiram vaga pelo ranking da Conmebol, favorecidos justamente pelo domínio brasileiro recente que deixou espaço para outras nacionalidades pontuarem mais efetivamente.
A FIFA também estuda os palcos para o Mundial de Clubes de 2029, com a Espanha como principal favorita para sediar a competição. Isso porque o país será sede da maior parte da Copa do Mundo de 2030, que terá partidas de abertura na América do Sul — Uruguai, Argentina e Paraguai — e o restante da competição em Espanha, Portugal e Marrocos.
Para Imortal e Inter, o recado é claro: só o título da Libertadores garante o passaporte para o Mundial de Clubes de 2029. Com as vagas via ranking praticamente inviáveis para clubes brasileiros, o Tricolor e o Colorado precisarão montar elencos altamente competitivos nos próximos anos para disputar e vencer a competição continental. A torcida pode até sonhar, mas o caminho exige planejamento, investimento e futebol de alto nível.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa