Na coluna publicada por Cesar Cidade Dias, ex-dirigente do Grêmio, uma frase se destaca com força e sinceridade: “A busca por jogadores experientes indica o que o Grêmio procura para o seu time.” A análise, direta e lúcida, acerta ao apontar que o clube recorre mais uma vez à velha receita dos veteranos — jogadores caros, rodados e, em grande parte, incapazes de formar uma equipe campeã.
A repetição de um ciclo e o silêncio sobre sua origem CCD escreve com propriedade sobre o modelo emergencial adotado pelo Tricolor: jogadores “capazes de enfrentar a pressão”, mas que “não formarão um time capaz de conquistar um grande título”. Essa visão é coerente, mas ela chega atrasada. O Grêmio não começou a cometer esse erro agora. O clube repete essa estratégia há anos, e muitos dirigentes — inclusive o próprio CCD em sua passagem — contribuíram para cristalizar esse padrão de gestão conservadora.
CCD acerta ao apontar que “a base não teve a devida valorização”. Essa negligência é uma das raízes da crise tricolor. Mas novamente, a crítica só é válida se vier acompanhada de autocrítica. Em vez de apenas reforçar o óbvio — que os “cascudos” mantêm o Grêmio previsível — seria mais útil discutir por que o clube falha em criar um sistema que revele talentos e aposte neles com convicção.
A frase que resume bem a crítica de CCD é: “O modelo de atleta é rigorosamente o mesmo que trouxe o Grêmio até aqui, financeira e tecnicamente.” Mas a pergunta que não quer calar é: quem trouxe o Grêmio até aqui? A crítica, ainda que justa, soa confortável quando feita do lado de fora. O Grêmio precisa, de fato, abandonar a cultura dos “cascudos”, valorizar sua base e construir elencos com coragem.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa