A crise gremista que se arrasta ao menos desde a final do Gauchão teve na noite de terça-feira o momento mais dolorido. O empate sem gols e a desclassificação da Copa do Brasil em casa para um time de terceira divisão contou com possíveis erros de arbitragem que não justificam a queda, mas a tornam ainda mais difícil de ser encarada. Como não se havia visto na era Mano Menezes, o Grêmio pressionou.
Porém, não foi o bastante para sair vivo da terceira fase da Copa do Brasil. Foram 19 finalizações contra oito do CSA . O time de Mano Menezes acertou no gol oito vezes. Em uma delas, Arezo obrigou Gabriel Félix a defender como um gato, mas quem colocou o rabo entre as pernas e agora passa a lamber as feridas é o Tricolor gaúcho. Diante do CSA, mesmo com as chances criadas, a equipe parou em uma parede de erros que se repetem ao longo da temporada.
Com a troca de treinador em abril, o caminho das vitórias não foi retomado, e o desempenho, quando apresenta evolução em relação ao time de Gustavo Quinteros, é em doses homeopáticas. Dos nove jogos à frente da equipe, Mano tem uma vitória, contra o Santos, seis empates e duas derrotas. Somando a sequência que derrubou o antigo técnico, o Grêmio ganhou uma só vez nos últimos 12 jogos.
As atuações individuais estão abaixo do necessário. Quando a decisão diante do CSA endureceu, com o adversário de linhas baixas e dobras na marcação, não houve quem resolvesse na base da qualidade individual. Os ataques foram com cruzamentos, em resumo.
Mano Menezes tirou Monsalve, o mais "criativo", e optou por dois centroavantes juntos a partir dos nove minutos do segundo tempo. E vá bola na área. O meio-campo fracassou novamente , como reconheceu Mano Menezes, que espera reforços para encontrar uma solução. Cristaldo, outrora titular, foi preterido pelo limite de estrangeiros e deu lugar a Pavon, que era tão ou mais questionado pela torcida até então.
— Acho que temos oscilado ainda, não temos um rendimento constante, de ninguém ainda que seja indiscutível, que é isso e pronto. Mas vejo sempre a questão mais ampla. A nossa questão não é deste ou daquele. É do meio de um modo geral. Temos que a)/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/y/A/vKrF6uTiiNzIKAhsZccg/54533563107-7c9ae56512-k.jpg"/>
Ao menos por enquanto. As janelas de transferências se transformaram em janelas de esperança. De 2 a 10 de junho e de 10 de julho a 2 de setembro, a torcida aguardará ansiosa pelo anúncio de contratações, que não serão muitas, mas precisarão ser certeiras. Novos atletas e o bendito tempo para treinar, que Mano espera ter durante o Mundial de Clubes, são as duas cordas às quais o Grêmio se agarra para subir e sair do buraco.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!