A crise gremista que se arrasta ao menos desde a final do Gauchão teve na noite de terça-feira o momento mais dolorido. O empate sem gols e a desclassificação da Copa do Brasil em casa para um time de terceira divisão contou com possíveis erros de arbitragem que não justificam a queda, mas a tornam ainda mais difícil de ser encarada. Como não se havia visto na era Mano Menezes, o Grêmio pressionou.
Porém, não foi o bastante para sair vivo da terceira fase da Copa do Brasil. Foram 19 finalizações contra oito do CSA . O time de Mano Menezes acertou no gol oito vezes. Em uma delas, Arezo obrigou Gabriel Félix a defender como um gato, mas quem colocou o rabo entre as pernas e agora passa a lamber as feridas é o Tricolor gaúcho. Diante do CSA, mesmo com as chances criadas, a equipe parou em uma parede de erros que se repetem ao longo da temporada.
Com a troca de treinador em abril, o caminho das vitórias não foi retomado, e o desempenho, quando apresenta evolução em relação ao time de Gustavo Quinteros, é em doses homeopáticas. Dos nove jogos à frente da equipe, Mano tem uma vitória, contra o Santos, seis empates e duas derrotas. Somando a sequência que derrubou o antigo técnico, o Grêmio ganhou uma só vez nos últimos 12 jogos.
As atuações individuais estão abaixo do necessário. Quando a decisão diante do CSA endureceu, com o adversário de linhas baixas e dobras na marcação, não houve quem resolvesse na base da qualidade individual. Os ataques foram com cruzamentos, em resumo.
Mano Menezes tirou Monsalve, o mais "criativo", e optou por dois centroavantes juntos a partir dos nove minutos do segundo tempo. E vá bola na área. O meio-campo fracassou novamente , como reconheceu Mano Menezes, que espera reforços para encontrar uma solução. Cristaldo, outrora titular, foi preterido pelo limite de estrangeiros e deu lugar a Pavon, que era tão ou mais questionado pela torcida até então.
— Acho que temos oscilado ainda, não temos um rendimento constante, de ninguém ainda que seja indiscutível, que é isso e pronto. Mas vejo sempre a questão mais ampla. A nossa questão não é deste ou daquele. É do meio de um modo geral. Temos que a)/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/y/A/vKrF6uTiiNzIKAhsZccg/54533563107-7c9ae56512-k.jpg"/>
Ao menos por enquanto. As janelas de transferências se transformaram em janelas de esperança. De 2 a 10 de junho e de 10 de julho a 2 de setembro, a torcida aguardará ansiosa pelo anúncio de contratações, que não serão muitas, mas precisarão ser certeiras. Novos atletas e o bendito tempo para treinar, que Mano espera ter durante o Mundial de Clubes, são as duas cordas às quais o Grêmio se agarra para subir e sair do buraco.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo