A eleição para a presidência da CBF, marcada para o próximo dia 25, movimentou os bastidores do futebol brasileiro no fim de semana. Internacional e Grêmio adotaram lados opostos nas movimentações e apoiam candidaturas distintas. Presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud registrou a chapa na manhã de domingo para a eleição na sede da entidade. Com 25 federações — apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram — e 10 clubes, a candidatura inviabiliza o concorrente Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de cerca de 30 clubes, mas apenas duas federações. É necessário o apoio de pelo menos oito federações para inscrição de chapa. No sábado, a maioria dos clubes divulgou uma nota com o apoio a Carneiro Bastos, com o Inter e o Juventude como signatários.
Depois da derrota para o São Paulo, o presidente do Grêmio , Alberto Guerra, pregou calma para tomar um lado e definir apoio. Durante o domingo, entretanto, o clube entrou para o grupo dos apoiadores de Xaud. – Tudo que é açodado e rápido tem muita chance de não dar certo. Só que nessa reunião também foi apresentado um outro candidato já sendo supostamente dos clubes. Eu disse: "olha, nós estamos cometendo o mesmo erro deles, açodadamente querendo eleger um que não sei qual o projeto". Vem com uma pseudobandeira de ser dos clubes ou de ser algo novo. Quando na verdade já está lá, é vice do atual, compôs com ele nem uma, nem duas, nem três vezes. A gente sabe de outras ligações – disse Guerra.
Pelo Inter, o presidente Alessandro Barcellos assinou o manifesto dos 30 clubes do futebol brasileiro com Carneiro Bastos divulgado no sábado. No entendimento do dirigente colorado, essa movimentação põe os clubes como protagonistas no processo. – A grande maioria entendeu que era o momento de mostrar união e fazer esse movimento. Pode ser até que uma candidatura única, assumindo os compromissos, possa nos dar uma resposta que a gente quer. Agora, a questão fundamental é que os clubes ficaram em segundo plano, que são quem fazem o futebol brasileiro – afirmou o dirigente após o empate do Inter com o Mirassol no domingo.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.