A partida contra o São Paulo às 21h deste sábado, pela 9ª rodada do Brasileirão, reúne cinco desafios para o Grêmio. Além da má fase atual, com apenas uma vitória nos últimos 10 jogos, o Tricolor tem um peso histórico nas costas: não vence no Morumbis há mais de 10 anos. Abaixo, o ge destrincha as metas de Mano Menezes para fazer um duelo de igual para igual entre dois gigantes brasileiros que flertam com a zona de rebaixamento. Ambos com nove pontos, Grêmio e São Paulo são o 15º e 16º colocados, respectivamente.
Escalação provável: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Villasanti, Monsalve (Cristaldo) e Amuzu (Ronald); Arezo e Braithwaite.
Voltar a vencer Mano Menezes entra no seu oitavo jogo à frente do Grêmio e vem de três empates consecutivos, um pelo Campeonato Brasileiro, diante o Bragantino, e dois pela Sul-Americana, com Atlético Grau e Godoy Cruz. No retorno ao clube, o treinador tem apenas uma vitória, contra o Santos, há duas semanas. O trabalho de recuperação da equipe ainda não engrenou, e o aproveitamento nas sete primeiras partidas é aquém do que Gustavo Quinteros alcançou nos seus sete últimos jogos pelo Grêmio.
O Grêmio não venceu fora de casa neste Brasileirão. No planejamento da direção, o clube precisaria recuperar os pontos perdidos na Arena ainda contra o Flamengo, na terceira rodada, quando foi derrotado por 2 a 0. Pelo contrário. Depois desse resultado, o time perdeu para o Mirassol por 4 a 1 em São Paulo e empatou em 1 a 1 com o Vitória, na Bahia. Voltou a perder pontos em casa nos empates com Inter e Bragantino.
Ter altos e baixos durante a mesma partida é o que mais incomoda Mano Menezes. A equipe não consegue manter o padrão de atuações. Dos sete jogos sob o comando do treinador, saiu na frente e cedeu o empate — e até a derrota, no caso do CSA — em cinco deles.
Para Mano Menezes, a equipe só retomará a confiança quando as vitórias voltarem. Se dentro de campo o grupo sente a falta de resultados positivos, as arquibancadas ainda mais. O Grêmio tem dificuldade para encher a Arena neste ano. Recentemente, contra o Santos, foram 27.085 pessoas, público que caiu para 15.156 diante do Bragantino e 15.472 no duelo com o Godoy Cruz. A capacidade do estádio é para 55.662 pessoas. Vencer o São Paulo também significaria dar um novo incentivo para os gremistas apoiarem o time contra o CSA, na próxima terça-feira, às 21h30min, na Arena, pela Copa do Brasil. O Tricolor perdeu no primeiro jogo da terceira fase por 3 a 2 e precisa derrotar o CSA por dois gols ou mais de diferença para ficar com a vaga de forma direta.
A última vitória do Grêmio sobre o São Paulo no Morumbis ocorreu há quase 12 anos. Em 29 de setembro de 2013, o time comandado por Renato Portaluppi venceu a equipe de Muricy Ramalho por 1 a 0, com gol de Eduardo Vargas. Desde então, foram cinco derrotas e seis empates. O encontro mais recente no Morumbis teve vitória do São Paulo por 1 a 0, com gol de Lucas Moura, em 17 de julho do ano passado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.