As mudanças feitas por Mano Menezes ajudaram o Grêmio a pressionar e até abrir o placar diante de um dos líderes do Brasileirão. Contudo, o time voltou a sofrer com um trauma que começava a ser esquecido: não conseguiu sustentar a vantagem e ficou no empate. O gol do Bragantino, de Isidro Pitta, saiu pouco mais de minuto depois de Amuzu abrir o placar, aos 41 minutos da segunda etapa. Dos seis jogos sob o comando do novo treinador, sofrer o empate ou até a virada – como no caso do CSA – ocorreu em quatro partidas. Só não foi assim na vitória sobre o Santos e no empate sem gols com o Atlético Grau, isto é, os dois confrontos mais recentes. O gol sofrido no final derruba a confiança do time e da torcida. Sofrer o empate traz à tona problemas que um resultado positivo, por vezes, pode esconder.
No caso do duelo deste sábado, a equipe repetiu a dificuldade para criar jogadas – o meia Nathan foi o escolhido de Mano para iniciar, enquanto Monsalve e Cristaldo, titulares até então, ficaram no banco. Na lateral-direita, a atuação de Igor Serrote, titular pelo terceiro jogo consecutivo, não serviu para afirmá-lo na posição. Pelo contrário, faltou qualidade nos acabamentos, em especial nos apoios ao ataque. No ataque, o jovem Alysson ganhou a segunda chance seguida entre os 11 iniciais, mas mostrou novamente que, quando inicia uma partida, não consegue render tanto em relação às outras oportunidades, quando ingressou no segundo tempo. Entre o trauma de deixar as vitórias escorrer pelos dedos e atuações individuais irregulares, Mano Menezes teve boas notícias.
Pela primeira vez, pôde contar com Amuzu, que entrou na etapa final, foi opção de escape em velocidade e fez o seu primeiro gol com a camisa do Grêmio. Monsalve ingressou e também ajudou a renovar o ânimo ofensivo, com movimentação e passes de qualidade, com um desempenho que há tempos não conseguia apresentar. Ainda no ataque, Arezo, recuperado de lesão, mostrou que pode jogar ao lado de Braithwaite, ao menos nos segundos tempos, pois sabe auxiliar na construção das jogadas fora da área.
O Grêmio tem pela frente uma partida na qual ceder o empate e muito mais a derrota pode ser fatal. O Tricolor recebe o Godoy Cruz na próxima terça-feira, às 19h, pela quinta rodada da Sul-Americana, em duelo direto pela liderança do Grupo D e única vaga direta nas oitavas da competição internacional. Os argentinos estão na primeira colocação, com dois pontos a mais. E para alcançar a vitória, além de espantar o velho trauma, será preciso que individualidades, por enquanto aquém do esperado, comecem a reagir. Não vencer significa não depender apenas de si na última rodada, diante do Sportivo Luqueño, para conseguir a vaga e, assim, aumentar as chances de ficar na constrangedora repescagem contra os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.