Torcida alerta para ‘coincidências’ envolvendo Mano Menezes e datas marcantes – Foto: Lucas Uebel/ Grêmio Torcedores do Grêmio alertam para coincidência envolvendo Mano Menezes e Papa Francisco A volta de Mano Menezes ao comando técnico do Imortal nesta semana reacendeu não só a esperança da torcida, mas também a criatividade nas redes sociais. Além da aposta na retomada de um estilo mais combativo em campo, muitos torcedores passaram a enxergar um detalhe curioso, e místico, nessa nova fase do Tricolor. O anúncio oficial da contratação aconteceu na segunda-feira (21), exatamente 20 anos após a primeira passagem de Mano pelo clube, em abril de 2005. Naquela ocasião, ele vinha do Caxias para assumir o Grêmio, então na Série B, e acabaria eternizado por liderar o time na Batalha dos Aflitos, além de conquistar o Gauchão de 2006 em cima do maior rival. Coincidência ou superstição? Nas redes sociais, alguns gremistas resgataram uma curiosidade: em 2005, Mano foi contratado poucos dias após o falecimento do Papa João Paulo II, substituindo o técnico uruguaio Hugo De León. Agora, em 2025, o treinador retorna à casamata tricolor no mesmo dia em que foi anunciada a internação e morte do Papa Francisco, mais uma vez no lugar de um técnico estrangeiro: Gustavo Quinteros. É claro que se trata apenas de uma coincidência de datas, mas o paralelo não passou despercebido pela torcida, sempre atenta a sinais e simbologias em momentos decisivos.
Em Abril de 2005: – o Papa morreu. – Grêmio demitiu um estrangeiro e anunciou Mano Menezes – Fechamos a Série B em Recife e fomos campeões. Em Abril de 2025: – o Papa morreu. – Grêmio demitiu um estrangeiro e anuncia Mano Menezes – última rodada é na Ilha do Retiro https://t.co/HIkadTxH1n pic.twitter.com/n4ZH3d1RFV — Dr. Ferreira (@doutor_ferreira) April 21, 2025 Últimas do Grêmio: Felipão perto, lesão de zagueiro e protesto da torcida na CBF Com gol do meio de campo, Grêmio vira sobre o Flamengo no Brasileirão Sub-20 Um novo ciclo e o reencontro com Recife Outro ponto que mexeu com a emoção dos tricolores foi o local da última rodada do Brasileirão 2025: Recife. Foi na capital pernambucana que, em 2005, o Grêmio viveu uma de suas maiores páginas de superação ao vencer o Náutico em uma partida dramática, com direito a quatro expulsões e um pênalti defendido, carimbando o título da Série B. “É só coincidência, mas quando a gente começa a juntar os pontos, dá aquele friozinho bom”, comentou um torcedor no X (antigo Twitter). “Recife de novo, Mano no comando e um time precisando mostrar força. Vai que…”, brincou outro. O fato é que Mano Menezes inicia mais uma etapa no Grêmio com respaldo da direção e da torcida, cercado de memórias fortes e um desejo coletivo de reconstrução.
Em Abril de 2005:
– o Papa morreu.
– Grêmio demitiu um estrangeiro e anunciou Mano Menezes
– Fechamos a Série B em Recife e fomos campeões.Em Abril de 2025:
– o Papa morreu.
– Grêmio demitiu um estrangeiro e anuncia Mano Menezes
– última rodada é na Ilha do Retiro https://t.co/HIkadTxH1n pic.twitter.com/n4ZH3d1RFV— Dr. Ferreira (@doutor_ferreira) April 21, 2025
“É só coincidência, mas quando a gente começa a juntar os pontos, dá aquele friozinho bom”, comentou um torcedor no X (antigo Twitter).
“Recife de novo, Mano no comando e um time precisando mostrar força. Vai que…”, brincou outro.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa