Mano Menezes tem dois urgentes e nem tão simples desafios ao assumir o Grêmio: definir um time titular confiável e ajustar a defesa. Além disso, o Tricolor não vence há três partidas e é a equipe que mais levou gols na soma dos Brasileirões de 2023, 2024 e 2025 — são 116 gols sofridos, dois a mais do que o Vasco, que vem logo abaixo. O primeiro treino do novo treinador ocorre na manhã desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho. Logo após, será apresentado pela diretoria. A estreia em partida oficial será na quinta, às 19h, diante do Godoy Cruz, pela terceira rodada da Sul-Americana. A delegação viaja para a Argentina na quarta-feira à tarde.
As primeiras evoluções após a saída de Gustavo Quinteros foram apresentadas no empate em 1 a 1 no Gre-Nal 447, no último sábado. O time foi comandado pelo auxiliar técnico James Freitas, que disse ter aproveitado parte do trabalho do treinador argentino, com ajustes para deixar a equipe mais competitiva.
Nesta temporada, o Grêmio tem nove vitórias, seis empates e seis derrotas. Fez 35 gols e sofreu 24. A vitória mais recente foi diante do Atlético Grau, pela Sul-Americana, em 8 de abril. Mesmo com 2 a 0 no placar, o desempenho não agradou à torcida presente na Arena, que vaiou o time desde o primeiro tempo. Depois, o Grêmio acabou derrotado em casa para o Flamengo por 2 a 0 e goleado pelo Mirassol por 4 a 1 na quarta-feira passada, quando Quinteros foi demitido.
A construção do sistema defensivo passa também pela definição de peças. Contratado neste ano, o goleiro Tiago Volpi se estabeleceu como o dono da posição. Já na zaga, com as lesões de Rodrigo Ely e Wagner Leonardo, resta a Mano Menezes escalar Jemerson e Kannemann, com Gustavo Martins como opção.
Para estancar os vazamentos, o trabalho começa na frente. Portanto, Mano terá que optar por seguir com Braithwaite e mais dois pontas — como o time atuou na maior parte dos jogos — ou pela troca de um dos atacantes por alguém de características mais defensivas. Dodi, Camilo e Cuéllar são as opções para formar a dupla de volantes com Villasanti. Edenilson segue como opção para o meio, que tem Cristaldo e Monsalve como alternativas mais ofensivas. Em campo, Mano terá somente dois treinamentos para pôr em prática suas primeiras ideias. Pois na quinta-feira o Grêmio enfrenta o Godoy Cruz na Argentina em duelo direto pela liderança do Grupo D da Sul-Americana. A partida está marcada para as 19h, no Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio derrota o São Paulo e garante vaga na semifinal da Copinha Feminina 2025
Final inédita da Copinha Feminina Sub-20: Flamengo e Grêmio no Pacaembu
Grêmio vence Santos nos pênaltis e avança para final da Copinha Feminina.
Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
Clube de Brasileirão é cobrado por jogador por dívida milionária
Mosqueteiras avançam para a final da Copinha Feminina após vitória nos pênaltis
Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento
Grêmio se pronuncia sobre proposta milionária de patrocínio máster no futebol.
Grêmio notificado por Braithwaite para quitar dívida milionária.
A grande contratação do Grêmio para 2026 (depois de Luís Castro): uma Nova Era
Grêmio reformula estrutura de base com chegada de Luis Castro.
Jóia do Grêmio de R$300 milhões recusa venda à Europa, detalha motivos.
Gabriel Grando e seu Futuro Incerto na Temporada de 2026
Grêmio finaliza substituição do gramado da Arena em reforma de infraestrutura.
Grêmio recebe proposta por Grando em meio a novas negociações no gol
Calendário do Brasileirão 2026: Confira a tabela completa do seu time!