Mais do que a tentativa de melhorar o desempenho do time, a demissão do técnico Gustavo Quinteros representa uma oportunidade para o Grêmio se reaproximar da torcida. Depois da saída de Renato Portaluppi no final do ano passado, o clube perdeu o seu principal elo com as arquibancadas e ficou carente de figuras capazes de mobilizar a massa mesmo nos momentos de dificuldade. Após breve empolgação com goleadas sobre Caxias, São Luiz e Pelotas, os 109 dias de Quinteros à frente do Grêmio foram de tensão. O time não agradava à torcida mesmo nas vitórias e, nos últimos dois jogos em casa, contra Atlético Grau e Flamengo, a equipe foi vaiada desde o primeiro tempo.
Nas entrevistas coletivas, Quinteros não soube trazer a torcida para o seu lado. Ao contrário, mostrou-se frio. Questionado sobre as vaias depois de derrotar o Atlético Grau por 2 a 0, pela Sul-Americana, respondeu: — O tema da torcida não posso responder. Tem que perguntar para a torcida. E após perder para o Flamengo por 2 a 0, teve audição seletiva: — Hoje escutei a torcida alentar todo o jogo, não escutei a reprovação. A verdadeira torcida sempre apoia.
O elenco gremista também não possui um atleta capaz de mexer com a torcida. Capitão e um dos mais antigos do elenco, Villasanti foi engolido pela má fase do time em 2025. Único remanescente dos títulos da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017, Kannemann ficou de fora por muito tempo para se recuperar de cirurgia no quadril. Foi relacionado pela primeira vez justamente na goleada sofrida para o Mirassol, que derrubou Quinteros.
É nessa lacuna de representatividade que pode entrar também o coordenador técnico. Caso seja alguém com histórico vencedor no clube — a exemplo de Felipão ou Maicon, como se pede nas redes sociais —, essa figura poderia auxiliar na gestão do vestiário. Dar voz ao sentimento da torcida e respaldar as decisões de Alexandre Rossato, Guto Peixoto e Alberto Guerra, os responsáveis diretos pelo futebol, seriam outras funções. O Grêmio precisa manter com a torcida uma relação de apoio inabalável. Quando a equipe não corresponder, as vozes das arquibancadas podem suprir as falhas técnicas, como já ocorreu com gerações vencedoras do clube, no passado.
Poderia ser a força dos torcedores a dar esperança para um bom resultado no Gre-Nal de sábado, às 21h, mas a venda de ingressos — mesmo com promoções e compra do público geral antecipada — segue tímida. Até a noite de quinta-feira, cerca de 10 mil ingressos haviam sido comercializados. E o pior é que não há a quem recorrer.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.