Com a demissão de Gustavo Quinteros na noite de quarta-feira após a goleada por 4 a 1 sofrida para o Mirassol, a direção do Grêmio dedica as primeiras horas desta quinta para avançar em nomes à disposição no mercado. Mano Menezes e Dorival Júnior são vistos com bons olhos, e Fernando Diniz já teria sido sondado pelo clube, conforme apurou o ge. Quem deve ser o novo técnico do Grêmio?
A mudança também abre caminho para a chegada de um coordenador técnico. Contratar um profissional para auxiliar na gestão do futebol sempre esteve na pauta da gestão Alberto Guerra, mas não era prioridade até então. O entendimento era que os auxiliares Leandro Desábato e Maximiliano Quezada circulavam bastante entre os jogadores. Por isso, não havia urgência em ter mais um profissional para o vestiário. Agora, o cenário mudou. A contratação do coordenador depende de quem será o novo treinador. Contudo, o nome de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, seria a primeira opção para o cargo. Por enquanto, fica definido que o auxiliar da comissão permanente James Freitas comanda os treinamentos nos próximos dias e será o técnico no Gre-Nal do próximo sábado, caso o treinador não chegue até lá.
Gustavo Quinteros chegou a Mirassol pressionado. Somava-se contra o treinador a derrota em casa por 2 a 0 para o Flamengo na última rodada. Além disso, carregava desde o Gauchão uma sequência de atuações ruins do time, mesmo quando vencia. O Grêmio perdeu o Gauchão para o Inter – com direito a derrota por 2 a 0 em casa no primeiro jogo da final – e interrompeu a sequência de sete conquistas estaduais iniciada em 2018. A chance desperdiçada de igualar o octa do rival afetou o moral da torcida. Apesar de goleadas contra Caxias, São Luiz e Pelotas, quando começaram os duelos contra os times "padrão Série A" as dificuldades ficaram muito evidentes. Contra a turma da elite, o Grêmio de Quinteros conseguiu apenas duas vitórias, diante do Juventude e do Atlético-MG. No mais, foi derrotado por Inter, Ceará, Flamengo, Juventude (duas vezes) e agora Mirassol.
No meio do caminho, o Tricolor ainda sofreu nas primeiras duas fases da Copa do Brasil. Classificou-se nos pênaltis diante dos modestos São Raimundo-RR e Athletic. Nas duas vitórias pela Sul-Americana, sobre Sportivo Luqueño e Atlético Grau, o desempenho ficou longe de inspirar confiança. Depois da derrota para o Flamengo, a direção bancou o treinador e lhe deu sobrevida pelo menos até o Gre-Nal do próximo sábado. Mas no meio da semana havia o Mirassol, caçula na Série A que não deveria causar tanto sofrimento.
A direção viajou até o interior de São Paulo com a expectativa de que o quadro negativo começasse a ser revertido. Ao contrário, veio uma atuação pior ainda e a goleada de 4 a 1, que deixou o presidente Alberto Guerra "envergonhado", conforme disse em entrevista coletiva na qual anunciou a saída do técnico (leia mais aqui). O requinte de crueldade veio pelos pés do lateral-esquerdo Reinaldo, que fez valer a "lei do ex" em dose dupla. Dos jogadores mais criticados nas últimas temporadas do Tricolor, não teve o contrato renovado no fim de 2025 e assinou com o Mirassol. Na noite passada, marcou um gol de pênalti e outro de falta. Terminado o jogo, os integrantes do departamento de futebol se reuniram com Quinteros e comunicaram o fim de sua passagem após quatro meses.
Em respeito, o grupo aplaudiu Quinteros e a comissão técnica. No Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, o presidente Alberto Guerra estava acompanhado do vice-presidente de futebol, Alexandre Rossato, do diretor de futebol, Guto Peixoto, e do executivo de futebol Luís Vagner Vivian. — Eu posso assegurar que os treinos eram muito bons. Os jogadores estavam satisfeitos com o nível de treino. Só que, infelizmente, as coisas não estavam acontecendo dentro de campo. A direção está aqui para se arriscar também, fazendo o melhor para o Grêmio. A gente viu erros individuais de jogadores que não vinham jogando mal, isso não pode ser só na conta do treinador — defendeu Guerra. Infelizmente, não dá para trocar o presidente agora, não dá para trocar os jogadores, aí acaba estourando no treinador.
Alberto Guerra, presidente do Grêmio, Gustavo Quinteros, os auxiliares Leandro Desábato, Maximiliano Quezada e Rodrigo Quinteros (filho) e o preparador físico Hugo Roldán deixaram o estádio Maião já demitidos, mas no mesmo ônibus dos jogadores e da direção. Foram para o hotel, jantaram e, na madrugada, retornaram com a delegação para Porto Alegre em voo fretado. – Buenas noches, buenas noches! – foram as últimas palavras de Quinteros pelo Grêmio. Desde que foi anunciado como substituto de Renato Portaluppi, em 28 de dezembro, Quinteros somou 109 dias à frente do Grêmio. Foram 20 jogos, com nove vitórias, cinco empates e seis derrotas. O aproveitamento foi de 53%. Após quatro rodadas, o Grêmio entrou na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Está na 17ª posição com três pontos. No próximo sábado tem "só" o Gre-Nal 447, na Arena. A bola rola às 21h.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!