As duas equipes vêm encontrando muitas dificuldades neste início de Brasileirão, e este confronto, na quarta-feira, às 19h, ajudará a entender melhor se têm capacidade para reverter a situação. Na temporada, o Mirassol é o terceiro pior mandante (3 V, 2 E, 2 D, 52%). Apesar de ter a segunda maior média de gols marcados no ano (2,29 por partida), a defesa não consegue suportar a pressão: está com o pior desempenho caseiro entre os 20 times da Série A (1,43). Fez gol em todos os jogos em casa, mas só não sofreu gol em um deles. O Grêmio apresenta a 13ª performance visitante (3 V, 4 E, 3 D, 43%), com o décimo ataque (12 gols, média 1,20) e a 13ª defesa (12 gols sofridos, 1,20). Ainda que jogue em casa, é de se esperar que o Mirassol encontre dificuldades na partida porque o Grêmio marcou cinco dos últimos sete gols a partir de jogadas aéreas, e esse é um ponto fraco da defesa do Mirassol, que sofreu assim os últimos oito gols.
Contra o Bahia, que não é especialista em bolas altas, o Mirassol sofreu um gol após um cruzamento, o que evidencia que a defesa tem muitas dificuldades para neutralizar esses lances. Contra um especialista, é de se esperar que tenha mais dificuldades. No ataque, o Mirassol também vem sendo um especialista no jogo aéreo, com sete dos últimos oito gols marcados dessa forma. A dúvida aqui é se conseguirá se impor dessa forma porque o Grêmio só levou após bolas altas três dos últimos dez gols, mas estará enfrentando um desafio.
O Mirassol já tirou pontos de Fortaleza (em casa) e Bahia (fora), mas ainda não conseguiu vencer na Série A. Não é por falta de empenho: curiosamente, a equipe começa a competição como sexto ataque que mais finaliza (12,7) e a quinta que menos permite finalizações de adversários. Seria de se supor que tivesse uma campanha melhor, mas está na 17ª colocação, com dois pontos.
No caso do Mirassol, o problema não é quantidade, mas sim, eficiência. Tem média de um gol por jogo, mas um gol a cada 12,7 finalizações é apenas a 14ª eficiência. E, defensivamente, está com a sexta menor resistência, um gol sofrido a cada 7,8 conclusões contrárias. A equipe está vulnerável aos contra-ataques: permitiu seis aos adversários (14ª marca) e sofreu dois gols, pior marca ao lado do Vasco. O Grêmio fez um ponto a mais por ter conseguido uma vitória importante na estreia, em casa contra o Atlético-MG (2 a 1). Depois, duas derrotas.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.