Este é um confronto em que o Grêmio tem sido amplamente dominante quando mandante, com 12 vitórias e apenas duas derrotas em 18 jogos pela Série A desde 2006, quando os pontos corridos passaram a ser disputados por 20 equipes. As duas vitórias do Flamengo foram conquistadas nas edições de 2019 e 2020, e o Grêmio venceu os últimos dois confrontos. As duas equipes atuaram como mandantes no meio de semana: o Grêmio jogou na terça-feira pela Sul-Americana (2 a 0 no Atlético Grau, do Peru), e o Flamengo perdeu na quarta-feira pela Libertadores (2 a 1 contra o Central Córdoba, da Argentina). Ainda invicto quando visitante, desta vez o Flamengo chega com a melhor campanha forasteira da temporada (8 V, 2 E, 0 D, 87%), com o melhor ataque forasteiro (22 gols, média 2,20) e a segunda melhor defesa (quatro gols sofridos em dez jogos, 0,40).
Deve ser um confronto muito ofensivo: com a quinta campanha mandante no ano (6 V, 1 E, 1 D, 79%) o Grêmio está com o melhor ataque caseiro da temporada (21 gols, média 2,63) e a sétima defesa (cinco gols sofridos em oito jogos, média 0,63). Não sofreu gol em metade desses jogos, oitavo desempenho. Exclusivamente no Brasileirão, as duas primeiras rodadas indicam potenciais defensivos opostos, algo determinante quando dois ataques tão produtivos estão em campo: o Grêmio foi a terceira equipe que mais permitiu finalizações de adversários (31), e o Flamengo, o time que menos sofreu conclusões contrárias (10). O Flamengo sofreu dois gols, e o Grêmio três.
O Grêmio vai precisar apresentar um novo padrão defensivo: o Flamengo é o quarto time que mais finalizou neste início de Brasileirão, média de 15,0 por partida e um gol a cada 10,0. O Grêmio fez 24 arremates em dois jogos (média de 12,0, nona marca) e dois gols. É de se esperar que busque o jogo aéreo porque fez assim cinco dos últimos sete gols, e esse vem sendo um ponto fraco defensivo do Flamengo, que levou dessa forma cinco dos nove gols sofridos em jogadas (sem contar três gols de pênaltis). Levou após bolas altas quatro dos últimos cinco gols.
No ataque, o Flamengo tem sido mais feliz trocando passes rasteiros, construindo dessa forma sete dos últimos dez gols. O Grêmio sofreu metade dos últimos dez gols assim e metade a partir de jogadas aéreas. Os dois times precisarão de muita atenção com os contra-ataques porque o Grêmio já marcou sete gols assim, maior marca da temporada entre a elite, e o Flamengo, quatro, quinta maior marca. Cada time já sofreu dois gols em contragolpes. Adversários do Flamengo já receberam três cartões por matarem contra-ataques, a maior marca deste início de Brasileirão.
Conheça a análise dos outros jogos da rodada Sábado 16h Bragantino x Botafogo Juventude x Ceará 18h30 Palmeiras x Corinthians 21h Vasco x Sport Domingo 16h Bahia x Mirassol 17h30 São Paulo x Cruzeiro Grêmio x Flamengo 19h30 Fluminense x Santos 20h Fortaleza x Internacional 20h30 Atlético-MG x Vitória *Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes, Davi Barros, Guilherme Giavone, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Gustavo Figueiredo, Ingrid Fernandes (estagiária), Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira e Valmir Storti e pelos cientistas de dados Paulo Pestana e Vitor Patalano.
VEJA TAMBÉM
- Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
- Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras lidera ranking da CONMEBOL com Flamengo em segundo lugar.
Ofertas Indecorosas e Grandes Reforços: Os Bastidores do Elenco no Futebol
Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
Grêmio recusa oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio Finaliza Substituição do Gramado da Arena de Forma Completa
Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro