O momento do Grêmio de Gustavo Quinteros gera discussão. As atuações da equipe na arrancada de 2025 transformaram a empolgação inicial em desconfiança e críticas, a ponto da torcida vaiar o time mesmo com a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Grau, na última terça-feira. Em 18 partidas à frente do Tricolor até o momento, o técnico argentino tem 59% de aproveitamento. O índice representa um meio termo entre seus dois últimos trabalhos. Na arrancada pelo Vélez Sarsfield em 2024, se analisada a mesma quantidade de jogos, alcançou 79%. Antes, pelo Colo-Colo, onde ficou entre 2020 e 2023, teve apenas 37% de aproveitamento. Na Argentina, Quinteros conquistou o Campeonato Argentino do ano passado. Já pelo clube chileno, venceu a Copa do Chile em 2021 e 2023 e o Campeonato Chileno em 2022.
No balanço geral, o passado recente de Quinteros depõe a seu favor. Tanto no Vélez quanto no Colo-Colo, assumiu equipes que brigavam contra o rebaixamento — como foi o caso do Grêmio, no ano passado — e conseguiu levá-las a títulos relevantes. Nos dois casos, o início não foi fácil, em especial no Colo-Colo. Quinteros conseguiu a primeira vitória apenas no sexto jogo, pouco mais de um mês depois de estrear. – Quinteros chegou em meados de 2020 em um momento muito complicado para o Colo-Colo. O clube lutava contra o rebaixamento e, com ele no cargo, pode se salvar. Depois, Quinteros impôs seu estilo e forma de jogar e chegou aos títulos. No campeonatos locais, ele sempre foi muito bem, mas ficou devendo nas competições internacionais, nas quais nunca fez grandes campanhas – lembra o jornalista chileno Emerson Morales.
O futebol de conexões diretas entre defesa e ataque, apresentado pelo Grêmio nesta temporada, não é o modelo adotado por Quinteros nos antigos clubes. Segundo o jornalista Juani Rial, do portal Vélez a Fondo, o técnico primava por um estilo vertical, mas que não abdicava do toque de bola. – O Vélez era muito direto e de toques rápidos. Matinha a bola e era muito vertical e direto na hora de atacar. Com três ou quatro passes, chegava na área – comenta o repórter identificado com o Vélez.
Nas arrancadas de Quinteros, o Grêmio obteve 9 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, representando um aproveitamento de 59%. Já o Vélez Sarsfield alcançou 14 vitórias, 3 empates e 1 derrota, com um aproveitamento de 79%. Enquanto isso, o Colo-Colo teve 5 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, com um aproveitamento de 37% em seus 18 primeiros jogos.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo