Depois das duas semanas sem jogos e com dedicação exclusiva aos treinamentos, Gustavo Quinteros pisou na Arena na noite de sábado com a consciência de que seu time precisava vencer. Caso contrário, uma fagulha da pressão que ronda todos os treinadores poderia se alastrar. O Grêmio bateu o Atlético-MG por 2 a 1 , e o treinador, assim como a torcida, conseguiu respirar aliviado. O resultado foi importante na estreia contra um rival do quilate do Galo. A atuação ainda deixa diversas vírgulas.
Em meio aos muitos sustos, o triunfo foi sustentado por três pilares. O primeiro e o mais forte deles tem nome e sobrenome: Tiago Volpi. O goleiro fez grandes defesas – duas delas, em especial, no primeiro tempo – que evitaram a desvantagem já na largada. No decorrer do confronto, teve outras intervenções que impediram o empate e, quem sabe, a virada. Ouviu o coro da arquibancada com seu nome em mais de um momento.
Tanto sufoco assim? Aliás, Volpi já vestiu o traje de herói em outros dois momentos nesta temporada. Nos pênaltis, garantiu as classificações na primeira fase da Copa do Brasil, contra São Raimundo-RR, e na semifinal do Gauchão, contra o Juventude. Mas não é prudente depender tanto do goleiro para vencer.
Os primeiros 20 minutos de jogo, aproximadamente, deixaram os 20.111 gremistas presentes apreensivos, como reconheceu Quinteros na entrevista coletiva. Porém, levantou-se o segundo pilar: a resiliência. A equipe resistiu ao momento mais difícil e se corrigiu para o que a partida apresentava. O time conseguiu encurtar os espaços.
O terceiro pilar, tão fundamental quanto Volpi, esteve baseado na eficiência. O Grêmio teve cinco chutes no gol. Guardou dois, com Arezo e Edenilson. O rival chutou 22 vezes ao todo, sete no gol, e fez um. Desta vez, a matemática do futebol ficou ao lado do Tricolor. O Grêmio volta a jogar na próxima quarta-feira, contra o Sportivo Luqueño, na estreia pela Sul-Americana. O próximo compromisso no Brasileirão é sábado, contra o Ceará, no Castelão.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Grêmio confirma volta de campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.