OFF: Bom Senso critica calendário em manifesto exclusivo ao L!Net

Movimento se queixa do pouco tempo disponível para uma pré-temporada adequada


Fonte: Lance!Net

Movimento Bom Senso FC durante encontro com a presidente Dilma Rousseff (Foto: Reprodução/Twitter)

A pedido do LANCE!Net, o movimento Bom Senso FC escreveu um manifesto sobre os problemas de calendário que acabam atrapalhando a pré-temporada dos clubes brasileiros. Para os jogadores, é necessário um período maior de preparação para que existam maiores chances de uma temporada bem sucedida.

"Trata-se de um período fundamental para qualquer equipe que pretenda fazer uma temporada bem sucedida. Estudos sobre a performance esportiva em alto nível indicam que o tempo ideal de uma pré-temporada é algo em torno de 4 a 5 semanas. Claro que isto depende muito da qualidade e quantidade de atividades que serão desenvolvidas pelos atletas. O tempo em si, não garante a qualidade do trabalho. É necessário que haja um adequado controle do treinamento, dieta, repouso, bom ambiente de trabalho e alto nível de ambição do grupo de atletas e comissão técnica.

Em relação à sequência de jogos, eles podem ser introduzidos já a partir de duas semanas, mas ainda sem exigir-se um desempenho ótimo dos atletas e da equipe. Jogos amistosos, por exemplo, são recomendados para apurar a forma de maneira gradual. Erros de planejamento na pré-temporada, podem trazer não só problemas de lesão como também de baixo rendimento, caracterizado pelo aparecimento da conhecida "má-fase" por parte de muitos dos jogadores.

O atual calendário do futebol brasileiro não leva em conta estas variáveis e não permite a adequada preparação de nossas equipes. Os campeonatos estaduais geralmente começam logo após poucos dias (15 a 20 dias, em média) de preparação.

Pensando nisso que o movimento Bom Senso Futebol Clube, buscou uma consultoria na Universidade do Futebol para dar respaldo técnico-científico às suas reivindicações, o que resultou em propostas de calendário que permitam uma preparação que incluam pré-temporadas que garantam o melhor rendimento possível, dentro do potencial de cada jogador."



PALMEIRAS CAMPEÃO MUNDIAL? SÃO PAULO CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL? PALPITES PARA O ANO DE 2020

VEJA: Clique aqui e veja as promoções que a Network BG preparou para você acompanhar todos os jogos da temporada

LEIA TAMBÉM: Grêmio já teria acertado com dois reforços, mas anúncio deverá ser feito apenas em 2020

Clique aqui e confira séries, comentários, filmes e tudo sobre futebol! Teste agora!<\a>



Comentários




Leia também

26/1/2020
















25/1/2020