Acordar e dormir rodeada pelas cores, objetos e ídolos do clube do coração. É assim na rotina da funcionária pública Mercedes Cerutti, que resolveu transformar a casa onde mora em um templo gremista. A residência temática fica na avenida principal de São João do Oeste, cidade de pouco mais de 6 mil habitantes, em Santa Catarina. O local se tornou um ponto turístico em 2023, quando Mercedes resolveu trocar o telhado da casa e optou por fazê-lo em azul, preto e branco, o tradicional tricolor do Grêmio. — Não sei te dizer a quantidade de pessoas que já passaram na minha casa. Vem muita gente, do Rio de Janeiro, do Mato Grosso, diversos Estados. É na entrada da cidade. Quem chega a São João do Oeste, tem que passar por aqui — conta a torcedora de 67 anos. Filha de gaúchos e consulesa do clube em São João do Oeste, Mercedes nasceu no município catarinense de Caibi. A paixão pelo Grêmio herdou do pai, Armando, que costumava ouvir os jogos do Tricolor pelo rádio. — Me tornei gremista aos 12 anos. Lembro que a seleção brasileira foi campeã mundial com o Everaldo (em 1970), que era jogador do Grêmio, e de meu pai ouvir os jogos do Grêmio em que ele estava em campo — recorda. A casa tem dois pisos, mas a parte decorada é somente "a de cima", que fica ao nível da rua. No outro espaço, mora um dos filhos de Mercedes, Maicon Cerutti. — No começo era um pouco estranho, pois a procura em conhecer sempre é grande. Mas hoje já virou um coisa natural. Pessoal de vários lugares vem conhecer e isso faz muito bem para minha mãe. É um ponto muito conhecido na região. Para explicar onde moro, é só citar a "casa do Grêmio", que todo mundo sabe onde fica — comenta Maicon.
Quem ingressa na casa de Mercedes, entra em um túnel do tempo com os períodos de glória do Tricolor. No teto de cada cômodo, painéis destacam momentos vitoriosos da história do clube. Na entrada, está o jovem Anderson e a Batalha dos Aflitos; na sala, Geromel, Adilson e Hugo de León, os capitães das conquistas da América; na cozinha, registros do bicampeonato da Libertadores; e no quarto de Mercedes, o tri, em 2017. Como não poderia ser diferente, Renato Portaluppi se faz presente no painel atrás da televisão, na sala. Até mesmo no banheiro o Grêmio está por toda a parte: nos tapetes, nas toalhas e no teto, onde se vê outra cena icônica: Hugo De León sagrando na comemoração da Libertadores de 1983. A residência é aberta para visitação gratuita, mas, claro, a entrada depende de a proprietária estar em casa, o que geralmente ocorre aos fins de semana. Além de servir em uma das escolas do município, ela trabalha em um restaurante à noite. Ainda cuida da sede do consulado do Grêmio. Quando o Tricolor não está em boa fase — como agora —, Mercedes evita as notícias sobre futebol. É para "sofrer" menos. Muito conhecida na cidade, precisa encarar as cornetas até das crianças da escola quando o time perde.
Contudo, o objetivo é transmitir o gremismo às novas gerações, em especial, para as quatro netas. — Meu sonho é ver minhas netas entrando no campo da Arena com os jogadores do Grêmio — revela. O amor ao time já corre nas veias da família, como confirma a filha de Mercedes, Paulilandia. — Somos gremistas de coração e alma. Para minha mãe, o Grêmio, depois de nós, filhos e netas, é o maior amor da vida dela. Ela ama o clube. A casa é o santuário dela e dou o maior apoio, pois é um lugar maravilhoso — acrescenta a filha.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Aposta milionária se transforma em pesadelo e trio uruguaio deixa Grêmio
Ceo do Grêmio pede união dos times para evitar domínio do Flamengo
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa