O elenco gremista se reapresenta na manhã desta quinta-feira no CT Luiz Carvalho e retoma os treinamentos depois de três dias de descanso que sucederam a perda do título gaúcho, no último domingo. Em função da pausa promovida pela data Fifa, o técnico Gustavo Quinteros terá nove dias até a retomada dos jogos. O Grêmio volta a campo somente em 29 de março, às 18h30min, diante do Atlético-MG, na Arena, na estreia pelo Brasileirão. É esse o tempo que o treinador tem para melhorar o desempenho da equipe, que terminou o estadual sob desconfiança da torcida. Para intensificar o trabalho tático, Quinteros promete treinamentos em dois turnos.
O Grêmio não pode contar na largada dos treinamentos com os atletas convocados para as respectivas seleções. Villasanti está com o Paraguai, Aravena, com o Chile, e Cristian Oliveira, com o Uruguai. Eles retornam após os jogos de terça-feira, pela 14ª rodada das Eliminatórias. Defesa A começar por trás, Quinteros precisa corrigir as falhas defensivas. Entre os pontos que serão trabalhados, estão a marcação de cruzamentos e a cobertura de passes em profundidade, situações que passaram a preocupar em especial após o primeiro Gre-Nal decisivo do Gauchão, na Arena. O Grêmio levou dois gols em pouco menos de três minutos e saiu derrotado.
Os treinamentos também devem ajudar Quinteros a definir os titulares da linha defensiva: João Pedro tem a concorrência de Igor Serrote e João Lucas na lateral direita. No lado esquerdo, Lucas Esteves não tem a mesma "pressão". Luan Cândido, que estreou e foi expulso diante do Athletic, sequer foi relacionado para o Gre-Nal. A zaga deve seguir com Wagner Leonardo e Jemerson, ao menos até a chegada de um novo zagueiro. A direção está no mercado e faz consultas por nomes para a posição.
Do meio para frente, o dilema é colocar a bola no chão. Até o momento, o time abusou dos lançamentos diretos entre defesa e ataque, com saídas de jogo pelas laterais. A falta de jogo pelo meio do campo, inclusive, interfere na produção do volante e capitão Villasanti, uma das unanimidades da equipe até o ano passado. Na entrevista coletiva após o Gre-Nal do Beira-Rio, Quinteros admitiu que gostaria de ver o time com mais "associações". Ou seja, as trocas de passes, mas que precisa de mais tempo para trabalhar.
Além disso, o trabalho de Quinteros passa pela definição dos atletas que compõem o meio-campo. Enquanto Cristaldo e Monsalve foram os dois mais utilizados no início desta temporada, com oito e sete jogos como titulares, respectivamente, Edenilson foi o meia central na segunda partida da final do Gauchão. Os outros dois ficaram no banco. Apenas o colombiano entrou, aos 30 minutos do segundo tempo. No ataque, será preciso encaixar os movimentos com quem vem de trás. Porém, a escolha pelos nomes tende a não se modificar a curto prazo: Cristian Olivera, pela ponta direita, Amuzu, na esquerda, e Braithwaite, como centroavante, são as esperanças de gols para a temporada.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo