A possibilidade de incluir os clubes uruguaios Nacional e Peñarol no Campeonato Gaúcho de 2026 gerou reflexão entre os torcedores e dirigentes gaúchos nesta terça-feira (18). A ideia foi levantada durante os sorteios da Libertadores e da Sul-Americana, na segunda-feira (17), e rapidamente dividiu opiniões. O presidente do Imortal, Alberto Guerra, demonstrou entusiasmo com a ideia, ressaltando a tradição e a proximidade cultural dos clubes uruguaios com o futebol gaúcho. No entanto, ele ponderou que diversas questões precisariam ser debatidas entre as federações do Brasil e do Uruguai.
Por outro lado, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, tratou o assunto como “fake news” e garantiu que não há qualquer negociação em andamento. Segundo ele, o principal obstáculo seria a necessidade de Nacional e Peñarol se desfiliarem da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) para ingressar na FGF. Apesar das discussões, Hocsman reforçou que a FGF segue buscando formas de fortalecer o futebol local.
Enquanto isso, o debate sobre a inclusão dos gigantes uruguaios no Gauchão segue vivo entre os torcedores e analistas esportivos.
“São dois clubes muito tradicionais e isso, por si só, já seria promissor. Também são vizinhos que compartilham uma afinidade geográfica e cultural”, afirmou Guerra. No entanto, ele ponderou que diversas questões precisariam ser debatidas entre as federações do Brasil e do Uruguai.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.