A suposta presença de Peñarol e Nacional no Gauchão de 2026 é um tema a ser melhor discutido. A notícia, que tomou corpo na noite de segunda-feira, durante o sorteio da fase de grupos da Conmebol Libertadores e Sul-Americana, divide opiniões entre Grêmio e Inter. Além de discussões burocráticas entre as entidades, o calendário liga o alerta. O presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, afirmou ter o interesse em colocar os dois gigantes uruguaios no torneio do Rio Grande do Sul em entrevista à Rádio Carve Deportiva. O dirigente tem o desejo de contatar a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para negociar a possibilidade. A relação do clube por meio de Diego Aguirre, ex-jogador e ex-técnico do Inter, serviu como um facilitador. O atual comandante do time uruguaio apresentou Ruglio ao presidente colorado Alessandro Barcellos. Fui procurado pelo presidente do Peñarol para falar sobre este assunto e achei positivo o interesse deles. Precisamos entender melhor a ideia. Há questões a superar para que isso aconteça, inclusive com FGF, CBF e Conmebol. Seria um desafio imenso. — Alessandro Barcellos, presidente do Inter — Incentivei a continuarem pensando no assunto. Inclusive, um interlocutor do governador entrou em contato comigo interessado no tema. Os clubes uruguaios ficaram de estudar os cenários e devem, não sei se vão, formalizar alguma proposta — completou o presidente.
O Grêmio é mais cauteloso ao abordar o assunto. O calendário, protagonista de inúmeras polêmicas, entra em cena pela complicação de encaixar novos compromissos. — Não há datas para mais competições. Apenas eventuais, como na parada para a Copa do Mundo de Clubes. Mas é uma exceção — comenta o diretor de futebol Guto Peixoto. "Fake news" Por parte da Federação Gaúcha, o fato não passa de boato. Ao ge , o presidente da entidade, Luciano Hocsman, disse que nunca foi procurado por ninguém para tratar qualquer assunto. Além disso, afirmou ser uma questão complexa. – O primeiro passo seria os clubes se desfilarem da AUF. Depois disso, necessitariam se regularizar junto ao Brasil, com a inscrição no CNPJ e demais documentações. Feito isso, teriam que iniciar o processo de filiação junto à FGF, cumprindo o que determina o Estatuto da entidade. Regularizados na FGF, o pedido de filiação é encaminhado à CBF para registro na entidade nacional. Cumpridos esses passos, pelo Estatuto da FGF, iniciariam sua jornada gaúcha com a disputa da Série B do Gauchão até que fossem conquistando vagas à Série A2 e depois à Série A1 (Gauchão).
Além disso, como estariam filiados à FGF e à CBF, teriam que conquistar vaga à Série D do Brasileiro até chegar ao Brasileiro da Série A – declarou Hocsman. – No entanto, o futebol gaúcho estará sempre de portas abertas para receber os clubes uruguaios para disputa de torneios de integração e/ou preparação com os clubes do Rio Grande do Sul – acrescentou.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio derrota o São Paulo e garante vaga na semifinal da Copinha Feminina 2025
Final inédita da Copinha Feminina Sub-20: Flamengo e Grêmio no Pacaembu
Grêmio vence Santos nos pênaltis e avança para final da Copinha Feminina.
Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
Clube de Brasileirão é cobrado por jogador por dívida milionária
Mosqueteiras avançam para a final da Copinha Feminina após vitória nos pênaltis
Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento
Grêmio se pronuncia sobre proposta milionária de patrocínio máster no futebol.
Grêmio notificado por Braithwaite para quitar dívida milionária.
A grande contratação do Grêmio para 2026 (depois de Luís Castro): uma Nova Era
Grêmio reformula estrutura de base com chegada de Luis Castro.
Jóia do Grêmio de R$300 milhões recusa venda à Europa, detalha motivos.
Gabriel Grando e seu Futuro Incerto na Temporada de 2026
Grêmio finaliza substituição do gramado da Arena em reforma de infraestrutura.
Grêmio recebe proposta por Grando em meio a novas negociações no gol
Calendário do Brasileirão 2026: Confira a tabela completa do seu time!