Muito além da definição dos grupos da Libertadores e Sul-Americana, promovidos pela Conmebol, o sorteio das duas competições, realizado em Luque, no Paraguai, na segunda-feira (17), também foi marcado por uma proposta "ousada". E que envolve dois gigantes uruguaios e o Campeonato Gaúcho. Durante a cerimônia, Ignacio Ruglio, presidente do Peñarol, afirmou ter o interesse de, ao lado do Nacional, outro gigante do país, disputar o campeonato estadual do Rio Grande do Sul. E falou até em uma reunião marcada com Alessandro Barcellos, mandatário do Internacional, para discutir sobre a possibilidade, que também envolveria o Grêmio. "Nos próximos dias viajarei a Porto Alegre para me reunir com ele (Barcellos) a ver se podemos falar com as pessoas que organizam o Campeonato Gaúcho para ver se poderia haver um convite para nós", declarou em entrevista ao jornal Ovación, do Uruguai. "Creio que Inter e Grêmio, estando Peñarol e Nacional no Gauchão, podem melhorar direitos televisivos e vendas de ingressos. E para quando estrear na Libertadores, estaremos com rodagem internacional que nos permita outro ritmo para jogar", complementou.
Em contato com fontes ligadas ao Colorado, a ESPN apurou que de fato a possibilidade foi debatida durante a cerimônia na sede da Conmebol, mas que, por enquanto, a ideia ainda parece distante. Segundo apurou a reportagem, em primeiro lugar, existem questões ligadas ao regulamento do Gauchão que precisam ser levadas em consideração: rebaixamento e promoção (quem vem da segunda divisão gaúcha), premiação. E, claro, por ser uma competição regulamentada não só pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), mas também CBF.
Pela proximidade do Uruguai com o Rio Grande do Sul, partidas que envolvem Peñarol, Nacional, Grêmio e Inter têm, de fato, uma audiência grande, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido pela frente até que a ideia saia do papel. No lado do Inter, este interesse existe, sim, mas o processo não é visto de forma tão simples. Seria preciso iniciar um processo de discussão com a Federação Gaúcha e CBF. Ou seja, para de imediato, a proposta está praticamente descartada.
A ESPN também procurou o presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman, que deu o seu parecer sobre a possibilidade. De acordo com o mandatário da FGF, a notícia chegou a ele através da imprensa, já que a federação não foi procurada por ninguém para tratar sobre o tema. E para Hocsman, a possibilidade é remota, apesar de valorizar o futebol gaúcho. E para que essa possa sair do papel, por exemplo, Nacional e Penãrol teriam até mesmo que se desfiliarem da AUF (Associação Uruguaia de Futebol), para depois se filiarem à FGF e, posteriormente, à CBF.
Esses seriam os passos. No entanto, o futebol gaúcho estará sempre de portas abertas para receber os clubes uruguaios para disputa de torneios de integração e/ou preparação com os clubes do Rio Grande do Sul.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.