Depois de perder o título do Gauchão para o Inter na decisão, Gustavo Quinteros terá duas semanas para entregar a qualidade de jogo que o Grêmio ainda não atingiu em 2025. Após três dias de folga, o grupo se reapresentará na quinta-feira depois do 1 a 1 no Gre-Nal e só voltará a atuar "valendo" em 29 de março, às 18h30min, contra o Atlético-MG, na Arena, pela primeira rodada do Brasileiro. A pausa se deve à data Fifa. Enquanto isso, será preciso corrigir falhas de ataque e de defesa – ou ao menos diminuí-las –, bem como definir quem merece ser titular para evitar as constantes trocas que prejudicam o entrosamento.
No Gre-Nal 446, no domingo, o Tricolor se apresentou mais aguerrido, mas não capaz de reverter os 2 a 0 sofridos dentro de casa, na primeira partida da final. Na estratégia de jogo, a equipe abusou das ligações diretas entre defesa e ataque. A prioridade para a saída de bola foi pelas laterais, e o meio-campo, composto por Camilo, Villasanti e Edenilson, não funcionou. Na etapa final, com o adversário acomodado na vantagem e com o placar ainda sem gols, a equipe seguiu em cima, mas sem efetividade.
Pela direita, João Lucas foi opção segura tanto atrás quanto na frente, e não deixou a desejar em relação a Igor Serrote, lateral que foi surpresa na escalação e saiu no intervalo por ter recebido cartão amarelo. João Pedro, o titular, ficou no banco pela segunda partida consecutiva. Segundo apurou o ge, a entrada do jovem Igor foi opção tática de Quinteros.
No ataque, os pontas – Amuzu, pela esquerda, e Cristian Oliveira – sucumbiram diante da marcação, e Braithwaite, isolado, não conseguiu ser o jogador decisivo de outras épocas. O meia Monsalve, xodó da torcida há pouco tempo, ingressou somente aos 32 minutos do segundo tempo e mal tocou na bola. Cristaldo, que começou oito das 13 partidas que ficou à disposição, sequer foi utilizado nos dois maiores desafios da temporada. O camisa 10 assistiu do banco os dois Gre-Nais decisivos do Gauchão. O gol do Grêmio, de empate em 1 a 1, saiu em bola parada. Que vale igual aos outros, mas deveria ser um complemento ao time e não a única maneira de um time chegar ao gol adversário.
Ajustar a movimentação ofensiva, definir quem compõe o meio-campo e ajustar a cobertura defensiva – problemas já admitidos pelo próprio técnico – estão entre os desafios de Quinteros para os próximos dias. Ele promete, inclusive, realizar treinamentos em dois turnos para focar mais no trabalho tático. Pelo menos mostra que está vendo os problemas, apesar de elogiar a atuação no Beira-Rio. Além disso, entre os aspectos que serão ajustados, está o das jogadas trabalhadas, de aproximação, com troca de passes e pelo meio do campo, um dos pontos frágeis da estrutura do time.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo