O primeiro jogo da final do Campeonato Gaúcho será apitado pelo catarinense Ramon Abatti Abel. Depois de revolta do Grêmio e desabafo do Internacional , a Federação Gaúcha de Futebol optou ter um árbitro de fora do estado no comando do GreNal, que será disputado neste sábado (08), às 17h45 (de Brasília), na Arena do Grêmio. Mas o que especificamente levou a FGF a não selecionar um juiz da própria entidade, como é de praxe nos campeonatos estaduais? A ESPN mostra as polêmicas que se acumularam no Gauchão. ESPN no Disney+ Filmes, séries e os esportes da ESPN em um só lugar. Encontre tudo que você gosta no DisneyPlus. Vale destacar que as semifinais já contaram com profissionais do VAR que não eram do Rio Grande do Sul . Em entrevista coletiva antes das semis, o presidente da FGF, Luciano Hoscman, disse que o objetivo era "arrefecer esse clima que está tomando conta da competição" depois de seguidas críticas dos clubes em sobre a arbitragem. "Nos jogos de volta das semifinais e nas finais, a equipe do VAR será formada por profissionais de uma federação coirmã. É dolorido para mim tomar esta decisão, pois tenho confiança nos profissionais da arbitragem gaúcha", comentou Hoscman. "Nosso quadro tem cinco árbitros com escudo FIFA, que são frequentemente chamados para atuar em competições nacionais e internacionais. Mas há um momento que precisamos pensar de forma responsável e arrefecer esse clima que está tomando conta da competição", completou.
O "clima" citado pelo mandatário cresceu no GreNal da primeira fase do estadual, disputado no último dia 8, quando a diretoria do Internacional reclamou da arbitragem liderada por Rafael Klein. A principal reclamação foi a diferença de critério adotada pelo juiz, que amarelou o zagueiro Vitão aos 10 minutos do primeiro tempo e não advertiu o lateral João Pedro por falta dura em Wesley na sequência. O lance, inclusive, culminou com a expulsão do auxiliar Roberto Ribas por reclamação e, consequentemente, a saída de Roger Machado do gramado aos 30 minutos da etapa inicial. Auxiliar permanente da comissão técnica colorada, Adailton Bolzan dirigiu o time na sequência do clássico. Após o confronto, que terminou empatado por 1 a 1, o vice-presidente de futebol do Internacional, José Olavo Bisol, não poupou críticas.
O Grêmio também se revoltou e subiu o tom contra a arbitragem depois do primeiro jogo da semifinal, disputado contra o Juventude, no último dia 22. Em nota oficial, o clube criticou o VAR do duelo e fez um "pedido de arbitragem de fora do Rio Grande do Sul nas próximas partidas, com o objetivo de extinguir qualquer tipo de possível condicionamento dos árbitros que conduzirão as fases decisivas de um dos campeonatos estaduais mais importantes do Brasil". "Houve um erro inquestionável: um pênalti claríssimo não foi assinalado e o árbitro sequer foi chamado pela equipe do VAR. Vamos solicitar formalmente acesso aos áudios do VAR nos lances do pênalti não marcado no jogador Monsalve e também no lance do gol anulado marcado pelo Edenilson. Nesta oportunidade, diferente do ocorrido no pênalti não marcado, o VAR agiu e chamou o árbitro para conferência do lance, que foi anulado. O objetivo deste pedido é tentar entender os critérios adotados pelos integrantes do VAR na análise de dois lances semelhantes, mas com decisões completamente diferentes", escreveu o clube. "Nós, do Grêmio, não aceitaremos qualquer condição que fuja de uma arbitragem justa e um campeonato decidido apenas dentro das quatro linhas", completou.
VEJA TAMBÉM
- Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
- Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
dirigente do grêmio prevê domínio do flamengo no futebol brasileiro.
Grêmio demite treinador de goleiros em reestruturação da comissão técnica.
Sérgio Ilha Moreira Recebe Título de Associado Benemérito no Grêmio
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Ceos de clubes se unem contra projeto "Bundesliga" do Flamengo no Brasil.
Flamengo busca transformar Campeonato Brasileiro em uma Bundesliga
Flamengo pretende transformar Brasileirão em "Bundesliga", diz CEO do Grêmio
Gremio dispensa treinador de goleiros com chegada de Luis Castro
Desafio superado: técnico do Grêmio destaca oportunidade na Copinha Feminina.
Volante do Grêmio avalia propostas de transferência e pode sair do clube
Primeira solicitação de Luis Castro e proposta irrecusável para Kike deixar o clube
Grêmio avalia propostas e sondagens por volante Ronald; confira os detalhes
Grêmio é Notificado por Braithwaite sobre Dívida Milionária: Valor Revelado
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa