A um dia da primeira partida da decisão do Gauchão em Gre-Nal contra o Inter, na Arena, o Grêmio se apega aos sete títulos gaúchos ininterruptos desde 2018 para igualar o octa do maior rival . A corrente que conecta o clube a um passado de glórias vem da geração de jogadores que havia acabado de vencer a Recopa Sul-Americana, dois meses antes, e a Libertadores da América, em 2017. O presidente do Grêmio à época, Romildo Bolzan Júnior, lembra que, mesmo com uma administração já considerada vitoriosa — em 2016, a taça da Copa do Brasil tirou o clube da fila de 15 anos longe das grandes comemorações —, era preciso mostrar força dentro do Estado . A primeira conquista do hepta veio somente após a gestão perder os campeonatos de 2015, 2016 e 2017. Nos dois últimos, aliás, o time sequer chegou à decisão. — Foi extremamente importante (a conquista de 2018 ). Foi uma renovação. É uma hegemonia que diz respeito à nossa torcida, ao nosso torrão — comenta Romildo. O lateral-direito Léo Moura conta que a necessidade de vencer o Gauchão fazia parte das conversas do grupo de atletas. Além de manter a autoestima da torcida alta, colocar as mãos no troféu do Campeonato Gaúcho significava escrever ainda mais fundo o nome na história do Tricolor. Era uma motivação a mais para nós. Fico feliz por ter entrado para uma geração vencedora vestindo a camisa do Grêmio, um clube grandioso. Hoje, vejo importância de ter proporcionado isso a essa torcida maravilhosa. — Leo Moura, campeão gaúcho com o Grêmio em 2018 e 2019
O tão desejado título chegou com duas vitórias incontestáveis diante do Brasil de Pelotas, por 4 a 0 na Arena e 3 a 0 no Estádio Bento Freitas . Léo Moura fez um dos gols no segundo jogo da final. Sob o comando de Renato Portaluppi, o Grêmio arrematou também o Gauchão de 2019 , mas desta vez com Gre-Nal na decisão. Depois de dois empates sem gols, a festa se deu após vitória nos pênaltis. Em 2020 , a pandemia retardou o andamento do campeonato, finalizado somente em 30 de agosto, quando o Grêmio perdeu para o Caxias por 2 a 1 na Arena . Mesmo assim, o Tricolor ficou com o título, já que havia garantido 2 a 0 a favor no Estádio Centenário. Alegria em meio ao declínio A temporada de 2021 impôs tempos difíceis ao lado azul da Capital. O time de Renato foi eliminado na pré-Libertadores para o Independiente del Valle . Como consequência, o treinador, desgastado, deixou o cargo.
Para o lugar do ídolo máximo, a direção fez uma aposta. Tiago Nunes, gaúcho em ascensão no mercado, assumiu e conquistou o estadual. Em dois Gre-Nais, uma vitória por 2 a 1 no Beira-Rio e empate em 1 a 1 na Arena garantiram a alegria da torcida naquele ano que terminaria com rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2022 , o Gauchão mais uma vez representou um alento. A temporada se anunciava amarga com a segunda divisão nacional, mas começou com taça no armário. Fora e dentro de casa, vitórias por 1 a 0 e 2 a 1 sobre o Ypiranga na final . Roger Machado, hoje no Inter, comandava a equipe. Naquela época, a geração das glórias havia se desmantelado. Pilares de um período positivo, como Marcelo Grohe, Maicon e Luan tinham deixado o clube. Pedro Geromel e Kannemann eram os remanescentes. O volante Villasanti, titular e capitão do time de 2025, levantou ali a sua primeira taça no Rio Grande do Sul. Ganhamos o Gauchão em 2022, mesmo quando parecia impossível.
Com nova gestão e Alberto Guerra na presidência, o Grêmio tinha de novo Renato Portaluppi na casamata em 2023 . Além do eterno ídolo, a equipe ganhou o reforço de um dos maiores artilheiros em atividade no mundo. O uruguaio Luis Suárez foi o líder de participações em gols do campeonato. Balançou a rede sete vezes e deu três assistências em 12 jogos. O adversário da decisão foi novamente o Caxias: empate em 1 a 1 no Centenário e vitória por 1 a 0 na Arena, com gol de Suárez, deixaram a sexta taça do Gauchão na casa gremista . O Grêmio que começou o estadual de 2024 tinha voltado a sonhar. Mesmo sem Suárez, o vice-campeonato brasileiro do ano anterior havia empolgado a torcida. Na decisão, enfrentou outro time treinado por Roger Machado: o Juventude. Foi quando Diego Costa assumiu o protagonismo, com gol e assistência no jogo da Arena. Ele terminaria a competição como artilheiro. A vitória por 3 a 1 na Arena, somada ao 0 a 0 no Alfredo Jaconi, confirmou o heptacampeonato gaúcho pela segunda vez na trajetória mais que centenária do Grêmio. Antes, o feito havia ocorrido apenas entre 1962 e 1968. A começar no sábado, mais dois Gre-Nais irão decidir se o Grêmio conseguirá igualar o octacampeonato colorado da década de 1970. A primeira partida será disputada na Arena, a partir das 17h45.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Interesse do Time Mexicano em Volante do Grêmio: Valor do Negócio Definido
Grêmio Inicia Colocação do Novo Gramado da Arena de forma Eficiente.
Grêmio impede saída da contratação mais cara da história para o exterior
Grêmio alcança recorde de votos em Assembleia Geral para reforma estatutária.
Preocupação com lesões no planejamento do Grêmio para próxima temporada
Grêmio encerra o ano com nove atletas em processo de recuperação física
Novos Patrocínios Máster: Grêmio e Internacional fecham acordos distintos após 30 anos
Natal de todos na Arena: festa para crianças da comunidade.
Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio
Saiu! Cristian Olivera arruma as malas e deixa o Grêmio — Nacional já trata como reforço certo!
Reunião na CBF aponta mudanças impactantes para dupla Gre-Nal.
Visita da Mesa Diretora ao IGT fortalece parceria como Sócio Parceiro.
Reunião importante! Grêmio convoca sócios para assembleia geral sobre assuntos relevantes do clube
Treinador Luís Castro acerta contrato longo com o Grêmio.
Recusou o Grêmio? Atacante renova e acaba com sonhos do Tricolor
Promessa do Grêmio, Cristian Olivera, reforçará Nacional no Uruguai
estilo de jogo ideal para Luis Castro no comando do Grêmio
Reunião do Conselho Deliberativo com Fórum dos Movimentos para alinhar pautas 2026
Palpites de Placar Exato da Sportytrader: Estratégia ou Sorte?
Mano Menezes se despede da torcida e deixa futuro indefinido: Seguimos de cabeça erguida
Grêmio fecha com Luís Castro e comissão GIGANTE: veja quem chega com o novo técnico!
Luís Castro substitui Mano Menezes e inicia revolução no Grêmio: dois craques do Palmeiras estão na lista!