Foto: Caroline Motta / Grêmio FBPA - Legenda: TJD formaliza denúncias contra técnico do Grêmio e dirigentes da dupla Gre-Nal / Jogada10 O clássico Gre-Nal volta a ser protagonista em uma decisão de Campeonato Gaúcho após quase quatro anos. O período que antecede aos dois jogos da decisão do Estadual tem como holofote possíveis punições a personagem dos dois clubes. Isso porque o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RJ) formalizou denúncias a Gustavo Quinteros, técnico do Grêmio. A audiência com o objetivo de julgar estas denúncias foi marcada para a próxima terça-feira (11), às 17h (de Brasília), ou seja, entre os dois Gre-Nais da final do Gauchão.
O comandante argentino do Tricolor é alvo de denúncia da Procuradoria por agressão física ao atacante Ênio, do Juventude. Esta acusação se enquadra no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por "praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente".
Possíveis punições ao treinador do Grêmio Outra denúncia contra o treinador do Imortal se encaixa no artigo 258-B do CBJD, que indica prática irregular "invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar".
Caso haja condenação pelo primeiro item, a suspensão varia entre quatro a 12 partidas. Já o segundo prevê um a três jogos de punição.
Vale relembrar que Quinteros envolveu-se em confusão na reta final do segundo confronto das semifinais diante do Juventude, no Alfredo Jaconi, no último sábado (1). O episódio ocorreu aos 51 minutos do segundo tempo após o zagueiro Gustavo Martins marcar para o Grêmio.
Por sinal, caso a avaliação seja por puni-lo, também não comandará a equipe na partida de volta, no Beira-Rio. O TJD vai julgar o zagueiro Jemerson, já que também foi expulso, mas a acusação se configura por "ato desleal".
Dirigentes da dupla Gre-Nal também são alvos de denúncias Além disso, dirigentes dos dois clubes também sofrem acusações do Tribunal de Justiça Desportiva. Pelo lado do Grêmio, o presidente Alberto Guerra, o vice Alexandre Rossato e o diretor do Departamento de Futebol Cesar, Augusto Peixoto. Já pelo lado do Inter, o vice-presidente de Futebol, José Olavo Bisol, e o diretor esportivo, Andrés D'Alessandro. A motivação seria reclamações por condenar a atuação da arbitragem e os responsáveis pela organização do Campeonato Gaúcho.
As acusações encaixam-se no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que aponta como irregular "ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto".
De acordo com a legislação, como eles não são jogadores ou integrantes de comissões técnicas, para este cenário no artigo 243-F, a punição é uma multa que varia entre R$ 100 a R$ 1.000. Outra sanção envolve suspensão de suas atividades de 15 a 90 dias. Assim, a Procuradoria do TJD pediu ao órgão a suspensão imediata dos cinco dirigentes.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.