Já não se sabe mais quando nem como começaram os problemas com arbitragem no Rio Grande do Sul. O certo é que será eterno. E não há mocinhos neste faroeste gaudério, como classificou o comentarista do Grupo RBS Maurício Saraiva.
Porém, num Gauchão que virou "Fifa", Grêmio e Inter chegam a mais uma final com guerra de versões nos bastidores. Em campo, os dois maiores clubes do Estado farão a 16ª final de Gauchão frente a frente na história. No próximo sábado, às 16h30, o primeiro jogo será na Arena. Daqui duas semanas, o campeão de 2025 receberá o troféu no Beira-Rio, no mesmo horário. A obsessão pelo título deste ano já pegava fogo sem necessidade de combustível antes de o campeonato começar. Tudo porque o Grêmio quer igualar o recorde colorado de levantar a taça por oito anos seguidos. O Inter tem a faca entre os dentes para justamente evitar o octa do rival. Bastou a bola rolar para que o Gauchão com cara de Mundial virasse as costas para o campo e se concentrasse em uma tela fora das quatro linhas.
O VAR tomou conta das discussões, enquanto os 12 clubes reclamaram em algum momento das arbitragens. Mais do mesmo. Grenalizou. Nas últimas semanas, as reclamações aumentaram e "grenalizaram" o futebol. Diretor esportivo do Inter, D'Alessandro falou em "favorecimento" ao rival em atuações do árbitro Daniel Bins. O diretor de futebol do Grêmio, Guto Peixoto, respondeu e apontou "condicionamento" contra seu clube. Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Juventude no primeiro jogo da semifinal, o vice de futebol gremista Alexandre Rossato chamou de vergonhosa a atuação do VAR, principalmente em lance no qual teria sido pênalti a seu time, não marcado.
Críticos, como o técnico do Ju Fábio Matias, apontam falta pelo movimento temerário do zagueiro em relação a seu marcador. – O Grêmio não tem mais nada a falar sobre arbitragem, já fez suas reivindicações. Até a última rodada o Grêmio não falava de arbitragem. O que a gente fez por conta de alguns lances que foram muito claros em relação a alguns erros. Mas o Grêmio não quer falar de arbitragem. O Grêmio quer fazer o seu jogo e só espera que a arbitragem seja justa – encerrou o assunto Alexandre Rossato.
Horas mais tarde, o Inter venceu o Caxias de virada no Beira-Rio e também se classificou à final do estadual. Foi a vez do presidente colorado Alessandro Barcellos entrar em cena e insinuar uma "sustentação de narrativa" contra o clube. – A narrativa que se criou é que nós tínhamos falado tantas coisas horríveis quanto foram ditas por outros. Nesse sentido, há um desequilíbrio. E esse desequilíbrio precisa cessar. Aí acontece o que aconteceu hoje (sábado). Muito claramente ficou um desequilíbrio. Hoje existe uma equipe que está na final do Campeonato Gaúcho graças à arbitragem – declarou Barcellos.
VEJA TAMBÉM
- Atitude de Luís Castro empolga torcida, mas finanças do clube preocupam.
- Grêmio com Transferban? Novo CEO revela pendencias milionárias do Grêmio
- Divida milionária? Artilheiro notifica e cobra milhões do Grêmio após atraso de pagamento

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Reforço Sondado e Parceria com Kike: Novidades no Mundo do Futebol
Grêmio avança em negociação e fica perto de acertar venda de Cristian Olivera.
Injeção de Recursos e Consultoria Badalada Impulsionam Performance do Grêmio
Trio Uruguaio de R$ 60 milhões Repete Roteiro no Grêmio e Frustra Expectativa
Chegada de Luís Castro provoca demissão no Grêmio; saiba mais
Grêmio dispensa auxiliar técnico permanente da equipe principal da equipe.
Instituto Geração Tricolor promove festa de Natal para jovens apaixonados por futebol
Grêmio academy lança inscrições para pré-temporada 2026
Grêmio encaminha venda de Cristian Olivera para o Bahia no futebol brasileiro.
Grêmio contrata consultoria para analisar finanças de Flamengo e Corinthians
Contratos dos Jogadores do Grêmio 2026: Informações Importantes Para a Temporada.
Grêmio e Flamengo decidem título inédito na Copa do Brasil Feminina
Grêmio adiará utilização dos titulares e apostará em jovens no Gauchão
Novo CEO do Grêmio define prazo para quitar atraso de salários aos jogadores
Brasileiros têm vantagem contra europeus em retrospecto antes de PSG x Flamengo