Já não se sabe mais quando nem como começaram os problemas com arbitragem no Rio Grande do Sul. O certo é que será eterno. E não há mocinhos neste faroeste gaudério, como classificou o comentarista do Grupo RBS Maurício Saraiva.
Porém, num Gauchão que virou "Fifa", Grêmio e Inter chegam a mais uma final com guerra de versões nos bastidores. Em campo, os dois maiores clubes do Estado farão a 16ª final de Gauchão frente a frente na história. No próximo sábado, às 16h30, o primeiro jogo será na Arena. Daqui duas semanas, o campeão de 2025 receberá o troféu no Beira-Rio, no mesmo horário. A obsessão pelo título deste ano já pegava fogo sem necessidade de combustível antes de o campeonato começar. Tudo porque o Grêmio quer igualar o recorde colorado de levantar a taça por oito anos seguidos. O Inter tem a faca entre os dentes para justamente evitar o octa do rival. Bastou a bola rolar para que o Gauchão com cara de Mundial virasse as costas para o campo e se concentrasse em uma tela fora das quatro linhas.
O VAR tomou conta das discussões, enquanto os 12 clubes reclamaram em algum momento das arbitragens. Mais do mesmo. Grenalizou. Nas últimas semanas, as reclamações aumentaram e "grenalizaram" o futebol. Diretor esportivo do Inter, D'Alessandro falou em "favorecimento" ao rival em atuações do árbitro Daniel Bins. O diretor de futebol do Grêmio, Guto Peixoto, respondeu e apontou "condicionamento" contra seu clube. Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Juventude no primeiro jogo da semifinal, o vice de futebol gremista Alexandre Rossato chamou de vergonhosa a atuação do VAR, principalmente em lance no qual teria sido pênalti a seu time, não marcado.
Críticos, como o técnico do Ju Fábio Matias, apontam falta pelo movimento temerário do zagueiro em relação a seu marcador. – O Grêmio não tem mais nada a falar sobre arbitragem, já fez suas reivindicações. Até a última rodada o Grêmio não falava de arbitragem. O que a gente fez por conta de alguns lances que foram muito claros em relação a alguns erros. Mas o Grêmio não quer falar de arbitragem. O Grêmio quer fazer o seu jogo e só espera que a arbitragem seja justa – encerrou o assunto Alexandre Rossato.
Horas mais tarde, o Inter venceu o Caxias de virada no Beira-Rio e também se classificou à final do estadual. Foi a vez do presidente colorado Alessandro Barcellos entrar em cena e insinuar uma "sustentação de narrativa" contra o clube. – A narrativa que se criou é que nós tínhamos falado tantas coisas horríveis quanto foram ditas por outros. Nesse sentido, há um desequilíbrio. E esse desequilíbrio precisa cessar. Aí acontece o que aconteceu hoje (sábado). Muito claramente ficou um desequilíbrio. Hoje existe uma equipe que está na final do Campeonato Gaúcho graças à arbitragem – declarou Barcellos.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.