O Grêmio anunciou o argentino Gustavo Quinteros como novo treinador da equipe em 2025. O anúncio foi feito no sábado (28) e o contrato vai até o final da próxima temporada. Aos 59 anos, Quinteros começou sua trajetória como treinador profissional na Bolívia e ficou conhecido por conquistar ligas nacionais em quatro países diferentes: Bolívia, Equador, Chile e Argentina. Na Bolívia, foi campeão nacional pelo Blooming, Bolivar e Oriente Petrolero. No Equador, conquistou dois títulos consecutivos do Campeonato Equatoriano, em 2013 e 2014. No Colo Colo, tirou o clube de profunda crise durante a pandemia e garantiu o título do Campeonato Chileno em 2022. O trabalho no Vélez Sarsfield chamou a atenção do Santos, que quase fechou com Quinteros, e do Grêmio. A situação é parecida com o momento do tricolor: ele assumiu o clube após temporada de luta contra o rebaixamento, remontou o elenco e o Vélez conquistou o Campeonato Argentino pela primeira vez em uma década. Seu estilo de jogo é marcado pela organização tática e o equilíbrio entre defesa e ataque. Seus times não são nem defensivos, nem ofensivos. Gostam de dominar os jogos, sempre com um time-base e uma escalação que quase nunca muda. Quinteros também valoriza o trabalho com jovens promessas e lançou diversos jogadores no Colo Colo. A seguir, alguns pontos do estilo do novo treinador gremista!
Esquema favorito é o 4-2-3-1 Quinteros é adepto do esquema 4-2-3-1, base tática que utilizou em suas passagens recentes por Colo-Colo, Vélez Sarsfield e Emelec. Ele prioriza a presença de um centroavante fixo, com foco na finalização e no aproveitamento das jogadas criadas pelos meias ofensivos. No Colo-Colo, essa função foi desempenhada por Juan Martín Lucero, atualmente no Fortaleza. Já no Vélez Sarsfield, o comando do ataque ficou por conta de Braian Romero, ex-Internacional, que foi uma das peças-chave ao longo da temporada.
Os times de Quinteros destacam-se pela adaptação às situações de jogo. A saída de bola geralmente começa de forma curta, valorizando a posse e a construção desde o goleiro. Contudo, não há rigidez nesse processo: caso os espaços estejam fechados, o goleiro opta pelo lançamento longo. Quando o cenário permite, a equipe articula com um volante recuado entre os zagueiros, criando a chamada saída de três, exatamente como na imagem abaixo.
Os times de Quinteros não costumam adotar uma marcação muito avançada. Embora não recuem completamente, eles zada e Rodrigo Quinteros, além do preparador físico Hugo Roldán.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.