GRÊMIO É O TIME QUE MAIS LEVOU GOLS NO BRASILEIRÃO EM 2023 E 2024: faltam zagueiros, laterais e volantes marcadores


Fonte: Leila Krüger

GRÊMIO É O TIME QUE MAIS LEVOU GOLS NO BRASILEIRÃO EM 2023 E 2024: faltam zagueiros, laterais e volantes marcadores
Todos nós, gremistas, já notamos que o time de Renato Portaluppi tem um buraco no meio, que permite facilmente aos adversários chegarem à nossa área. Além disso, os laterais pouco marcam, e só Villasanti, no miolo do time, faz alguma marcação eficiente, mesmo sendo volante construtor, box to box, que pisa na área. Me desculpe quem pensa diferente, mas Dodi é muito insuficiente e agora entendemos por que o Santos quis inseri-lo no negócio para liberar Soteldo, mesmo indo para a B. A baixa estatura alia-se à falta de técnica. Para além disso, não há volantes (além de Villasanti, inegociável, o melhor do time) e laterais "decentes", e nossos melhores zagueiros, Ely e Kannemann (este, não seria meu titular em 2025), estão lesionados.

A direção reforçou bem o ataque em 2024. Arezo e André Henrique, talvez com Diego Costa que é sempre uma boa arma, e Braithwaite, que merecia um time melhor, são ótimos atletas (André Henrique vinha de números expressivos até se lesionar, apesar de muitos não apostarem nele). Monsalve, Aravena, Soteldo, Cristaldo, Pavón, são todos excelentes jogadores, "de grife" - se bem treinados. Vieram com alto investimento e disputados por outros clubes.

Mas não vejo a direção inepta e tímida de Guerra-Brum-Vivian se preocupar em contratar zagueiros, não um titular, mas uns três, até porque perderemos Geromel e "perderemos" Rodrigo Caio. Natã Felipe, por algum motivo, não vem sendo utilizado por Renato. Kannemann dá sinais de exaustão, com apenas 33 anos. O que é inacreditável. Porque o Grêmio, com o Vasco, é o time que até aqui levou mais gols nos Brasileirões Betano 2023 e 2024.

O Clube de Todos viu a bola entrar em suas redes 100 vezes em 72 jogos, com 103 gols a favor. Foram 146 grandes chances cedidas, o que o coloca em terceiro lugar nos Brasileirões do ano passado e deste ano. É o "campeão" em finalizações sofridas (Marchesín que o diga!), 1.127. E em apenas 22% dos jogos não tomou gols. Terrível!

Se estes números horripilantes já existiam em 2023, quando voltávamos da B, e fomos salvos pelos gols tirados da cartola de Luis Suárez (o que deve ter iludido a direção e muitos torcedores de que tínhamos um bom time), por que o tal CDD, Centro de Desenvolvimento de Dados, não captou a necessidade de reforçar massivamente a defesa? Que precisávamos de mais que um Jemerson liberado pelo Galo e um Rodrigo Caio em péssima fase, Ely ainda não passava confiança como hoje felizmente passa, e Geromel estava em fim de carreira, Kannemann vivia lesionado, Natã Felipe era e é aposta. Não havia um bom marcador raiz para liberar para Villasanti, e os laterais não eram suficientes, embora João Pedro estivesse muito melhor em 2023.

A direção insiste em meias, atacantes, centroavantes. Primeiro, precisamos, e em sigilo, contratar bons zagueiros, bons laterais e bons volantes. Abrir o bolso. Não querem virar SAF já, e com patrocínios pífios, queda de sócios, arrumem investidores e sejam criativos para contratar. Não aguentamos mais sofrer tanto ao ver o Grêmio jogar. É teste para cardíaco. Na minha opinião, por exemplo, nomes como Reinaldo, Dodi, João Pedro (o de 2024) e Pepê (o de 2024) não podem mais fardar. Podem até vendê-los, ou devolvê-los. Quem vai querer? Além disso, precisamos de um goleiro reserva, sempre falo de Walter do Cuiabá. Os outros estão desgastados e já se provaram insuficientes, e Caíque, o mais "decente" deles, tem propostas e deve sair.

Falta competência para identificar, ainda, que o Grêmio tem sérios problemas de preparação física, treinamentos e no DM repleto de lesões, incessantes e intermináveis. Como o Grêmio demora para recuperar um lesionado! E quantas vezes voltam e logo se lesionam, e pior do que antes! Não há câmara hiperbárica que aguente.

É necessário contratar quase um time inteiro no Grêmio, e dispensar outro time inteiro. Ter coragem. Não aceitar apenas jogadores oferecidos ou bem guarnecidos por empresários, ir ao mercado, ter iniciativa. Cansa ler "tal atleta foi oferecido", parece que não vamos muito atrás de joias ou negócios de ocasião, ou mesmo abrimos o bolso para aqueles que são, com justiça, caros, mas conseguem resolver. O Grêmio precisa renascer como uma fênix, e isso começa agora. Renato precisa sair, e muito me decepcionou ouvir que Vivian, o fantasma, deve ficar, mesmo que em outro cargo. Brum, graças a Deus, dirá adeus. Falta profissionalismo, gestão, poder político, além dos problemas dentro de campo. Respeitem essa imensa torcida, a maior do Sul e equiparada a alguns times de Rio-São Paulo. Falta vergonha-na-cara a muitos.

VEJA TAMBÉM
- Grêmio é um dos clubes mais valiosos do Brasil!
- ÚLTIMO CAPÍTULO DE GEROMEL NO GRÊMIO! Jogo contra o Corinthians marca despedidas e define o futuro do Imortal para 2025!
- Prováveis escalações de Grêmio x Corinthians!






Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

8/12/2024














7/12/2024