1Win

Atração contra São Paulo, Luan tenta comprovar fama de 'rei dos números'

Atacante ficou fora do time de Roger por quatro rodadas por suspensão e para servir à seleção olímpica; jovem domina quesitos e orquestra quase 30% dos gols da equipe


Fonte: GloboEsporte

Atração contra São Paulo, Luan tenta comprovar fama de rei dos números
Luan tem participação efetiva em nove gols do Grêmio no Brasileirão (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Engana-se quem achava que a ausência de Luan em quatro jogos do Brasileirão diminuiria o ímpeto do Grêmio. Foram 10 pontos conquistados em 12 disputados. Contudo, Roger Machado não deve abrir mão do retorno do jogador mais importante no elenco para seguir na cola dos líderes do campeonato.

Depois de participar do amistoso contra a França pela seleção olímpica, a principal peça no xadrez azul preto e branco voltou ao Brasil com um problema no tornozelo direito. Reavaliado pelo departamento médico na sexta-feira, o atacante foi liberado e treinou normalmente com o grupo. Contra o São Paulo, às 16h deste domingo, na Arena, ele deve recuperar o posto “emprestado” a Bobô nas últimas rodadas.

Mesmo que o centroavante recém chegado da Turquia tenha correspondido, com dois gols e duas assistências diante de Figueirense, Goiás e Corinthians, o protagonismo de Luan em 2015 fala mais alto. Ele marcou cinco vezes e concedeu outras quatro assistências aos companheiros durante o Brasileirão - é o responsável direto por 26% dos gols gremistas. Atingiu seu ápice no Gre-Nal do primeiro turno, ao ir às redes duas vezes na goleada histórica por 5 a 0 na Arena.

O atacante, que já foi classificado como “impressionante” por Roger, soma 53 finalizações ao longo de toda a competição. Luan sofreu nada menos do que 71 faltas. É o jogador mais caçado entre os 20 clubes da Série A. O sucesso rendeu a Luan, em julho, a extensão de seu contrato até 2018 e uma valorização salarial. Ocupa a quinta colocação no ranking do Troféu Armando Nogueira, prêmio concedido ao craque do Brasileirão pelo SporTV.


Roger encontrou no “falso 9” o melhor posicionamento para o jogador de 22 anos. O sistema de mobilidade constante dos homens de frente no esquema tático permite que Luan “flutue” do meio para os lados, assim como o movimento inverso. Em várias circunstâncias das partidas, ele troca de posição com Douglas para que o contra-ataque se torne ainda mais rápido.

Por outro lado, com a ausência de Fernandinho, lesionado, o treinador pode optar por manter Bobô na equipe e deslocar Luan para o lado esquerdo na linha de meias. Com isso, Pedro Rocha sobraria novamente. Questionado na entrevista coletiva de sexta-feira sobre a possibilidade, Roger admitiu que pensa no assunto:

- Tudo é possível, haver a combinação de características do Luan com Bobô. Mas não defini qual dos jogadores estará em campo. Passei o Luan para mais perto do gol, mas ele sabe fazer aquela função (pelo lado). Tenho preferência por usá-lo (Luan) mais na frente, mas ele vive um bom momento. O casamento dos dois juntos pode ser importante para a gente.

Terceiro colocado com 45 pontos, o Grêmio está a três do vice Atlético-MG e a seis do líder Corinthians. O São Paulo completa o G-4, com 38 pontos. A diretoria do tricolor gaúcho estima um público de 40 mil pessoas às 16h deste domingo, na Arena.


VEJA TAMBÉM
- Grêmio tem razão em reclamar da arbitragem
- Grêmio perde para o Bahia e deixa o G-6 do Brasileirão
- Tricolor escalado para o jogo contra o Bahia





Comentários



Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Leia também

29/4/2024

28/4/2024