O Grêmio encara a compra da gestão da Arena como um verdadeiro "jogo de xadrez". A aquisição de parte da dívida da construção do estádio, anunciada na terça-feira , é considerada um passo importante de uma grande e complexa estratégia judicial traçada pelo clube para assumir a nova casa. A direção adquiriu um terço da dívida do financiamento que a empreiteira OAS, construtora do estádio, contraiu junto ao Banrisul. Para gerir a Arena, foi criada a empresa Arena Porto-Alegrense, com representantes do Grêmio e da OAS. O grupo OAS, entretanto, entrou em processo de recuperação judicial em abril de 2015 após desdobramentos dos escândalos de corrupção provenientes da Operação Lava Jato.
A partir de então, Grêmio, Arena Porto-Alegrense, a empresa Karagounis, o grupo Metha (antiga OAS) e o poder público travam uma batalha na Justiça para definir o pagamento de dívidas e as obras de contrapartida no entorno do estádio. Até hoje a questão não foi resolvida. Oportunidade identificada A aquisição da dívida da Arena não foi algo planejado pelo Grêmio, mas uma oportunidade que surgiu em uma negociação com o Banrisul, patrocinador máster tricolor, que aceitou reduzir os valores envolvidos.
Segundo o repórter Jocimar Farina, da Rádio Gaúcha, o Grêmio desembolsou cerca de R$ 20 milhões para a compra. O Banrisul tinha a receber um valor por essa dívida de R$ 75,46 milhões, mas aceitou negociar já que, de qualquer maneira, não recuperaria esse dinheiro. – O fato é que se trata de uma parte relevante da dívida da gestora da Arena e que, agora sob controle do clube, amplia o poder do Grêmio nas negociações sobre a operação da Arena – manifestou o vice-presidente Eduardo Magrisso, em nota oficial divulgada no site do Grêmio.
Acontece que como a Arena não paga há muito tempo a dívida para os bancos – o Banrisul não é o único –, investidores estão comprando tais fatias. Portanto, o clube se juntou aos fundos de investimentos como credor da Arena, um movimento que lhe dá poder de decisão, pois o receio é que a gestão do estádio caia em outras mãos e fuja do controle da direção gremista. – A gente avança algumas casas no tabuleiro de xadrez – disse uma fonte à reportagem do ge .
Compra da gestão ainda distante Isso não significa que o Grêmio está próximo de assumir a gestão do estádio. Pelo contrário. Internamente, os dirigentes ainda tratam isso como algo distante. O Conselho de Administração, junto do departamento jurídico, tem uma estratégia para, aos poucos, caminhar em relação ao controle da Arena. Aliás, é um plano mantido sob sigilo por parte do clube. Agora na posição de credor, o Grêmio pode se juntar aos fundos de investimento, acionar o Poder Judiciário e cobrar o pagamento da dívida que a Arena tem. O que abre diferentes possibilidades ao clube, inclusive antecipar a gestão, inicialmente prevista para 2033.
– Vamos colher em campo o resultado desse movimento jurídico e financeiro que realizamos – disse o presidente Alberto Guerra. Olímpico sem novidades Diante de tudo isso, o modelo do negócio referente à área do estádio Olímpico não muda. O Velho Casarão pertence ao clube gaúcho e a troca das chaves ainda não pode ser feita porque a Arena está alienada como garantia da dívida. Desde a inauguração da Arena, o Grêmio enfrenta constantes problemas com a administração do estádio. O mais recente foi a demora para voltar a jogar em casa após as enchentes de maio. Um imbróglio ainda longe de ser resolvido. Porém, passo a passo, o clube tenta assumir de vez o controle da própria casa.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.