Nesta sexta-feira, às 11h, a presidente Dilma Rousseff se senta à mesa com representantes de 12 clubes brasileiros. A principal pauta da reunião é o refinanciamento das dívidas das agremiações.
Grêmio e Inter devem ser representados por Fábio Koff e Giovanni Luigi.
Também estarão no encontro representantes de outros sete clubes da Série A (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Atlético-MG e Bahia) e dois da Série B (Santa Cruz e Paysandu). Eles se reúnem na noite desta quinta para definir os termos que serão apresentados a Dilma.
Segundo o presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro, que coordena o grupo de agremiações nesta questão, a ideia é pedir ao governo o alocamento das dívidas a longo prazo e, em contrapartida, sugerir que os clubes cumpram as leis de responsabilidade fiscal sob pena de punições severas.
— Os clubes terão, por exemplo, de mostrar certidões negativas. Caso não apresentem, não poderão participar dos campeonatos — afirma. — Os clubes, hoje, trabalham com orçamentos deficitários.
A lei de responsabilidade fiscal atinge isso — completa.
Ribeiro acredita que é preciso estabelecer um período de adaptação (de três anos, em sua opinião) para que as agremiações passem a trabalhar com sanidade financeira. No universo do futebol brasileiro, no qual os clubes destinam quase toda a receita para o pagamento de despesas com pessoal, o ideal seria limitar em até 70% da arrecadação para este fim.
— Estamos discutindo isso tudo com os clubes. Depende mais deles do que do governo. Mas é uma forma de mostrar boa vontade e moralizar o futebol brasileiro — diz.
Denominado Proforte, o projeto de lei que trata a questão do refinanciamento das dívidas do futebol brasileiro parou no Congresso. O projeto indica que a dívida total dos clubes brasileiros gira em torno de R$ 4 bilhões. Conforme Ribeiro, o encontro não tratará do assunto e reúne apenas ideias de vários dirigentes para tentar melhorar a condição financeira e administrativa do futebol brasileiro. Neste sentido, o presidente do Coritiba não poupou elogios aos cartolas gaúchos:
— O Giovanni é uma pessoa atuante e o doutor Fábio Koff nos ajuda e orienta também.
VEJA TAMBÉM
- Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
- Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
- Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Palmeiras lidera ranking da CONMEBOL com Flamengo em segundo lugar.
Ofertas Indecorosas e Grandes Reforços: Os Bastidores do Elenco no Futebol
Craque chegando? Grêmio negocia contratação de craque mas valores altos atrapalham
Grêmio recusa oferta do Nacional por Cristian Olivera
Grêmio Finaliza Substituição do Gramado da Arena de Forma Completa
Grêmio na Copinha 2026! Saiba as datas e onde assistir os jogos
Prioridade: Análise Por Um Meia Criativo Titular Após Acerto Com Luis Castro.
Ele voltou? Grêmio esta perto de encaminha volta de ídolo campeão da Libertadores
Grêmio define meia como nova prioridade após acerto com Luis Castro.
Grêmio encaminha retorno de campeão da Libertadores para comandar equipe de base.
Novo técnico do Grêmio: conheça as características de Luís Castro