A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou ao Grêmio que apresente gravações de áudio e vídeo sobre a acusação de injúria racial praticada por torcedores durante a partida contra o Flamengo, domingo, na Arena, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota, o clube carioca afirmou após a partida que o atacante Carlinhos disse ter ouvido imitações de macaco da torcida gremista durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, após ser expulso de campo. Além disso, o Rubro-Negro diz que, em vídeo divulgado pelo diário "Lance!", ouve-se uma voz proferindo a palavra "macaquinho" ( veja no vídeo acima ). O Grêmio se manifestou também por meio de nota nesta segunda-feira. No texto, o clube gaúcho afirma que identificou o torcedor que teria sido responsável pela ofensa.
Questionado, ele disse que usou a expressão "tá brabinho?", frase que foi repetida por uma criança que estava ao seu lado. – Em face de possível controvérsia sobre o teor das expressões utilizadas pelos torcedores, esta Procuradoria requer que o mandante de campo apresente provas no sentido de esclarecer a natureza das expressões direcionadas ao jogador, bem como outros elementos que possam contribuir para a rápida elucidação dos fatos – diz um trecho do ofício enviado pelo STJD. O documento, assinado pelos procuradores Eduardo Jobim e Jhonny Prado, dá prazo de cinco dias, a partir do recebimento do ofício, para que o Grêmio apresente as gravações. Só depois disso a Procuradoria irá decidir se apresenta ou não denúncia contra o clube gaúcho.
A Procuradoria de Justiça Desportiva, por seus representantes infra-assinados, no uso de suas atribuições legais vem, por meio deste, em caráter de urgência, solicitar a disponibilização, no prazo improrrogável de 5 (cinco) dias a contar do recebimento deste Ofício, de gravações de áudio e vídeo relacionadas ao incidente ocorrido no dia 22 de setembro de 2023, durante a partida entre Grêmio e Flamengo, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena do Grêmio.
Confira a nota do Grêmio: "Após a vitória sobre o Flamengo na Arena, o Grêmio tomou conhecimento da publicação do jornal Lance! com a denúncia de um suposto caso de injúria racial envolvendo dois torcedores do Grêmio contra o jogador Carlinhos, do Flamengo. O caso teria ocorrido durante a passagem dele pelo túnel de acesso ao vestiário, depois de ter sido expulso de campo e vandalizado a cabine do VAR. Diante de denúncia tão grave, o Grêmio tomou todas as providências para elucidar os fatos, pois o Clube é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa."
Confira a nota do Flamengo "O Clube de Regatas do Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida deste domingo (22), contra o Grêmio, em Porto Alegre. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo “Lance!”, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra “macaquinho”.
VEJA TAMBÉM
- Calote não! Grêmio rompe com a Alfabet e busca substituto imediato para estampar a camisa em 2026!
- Agora é oficial! Luís Castro chega ao Grêmio com projeto gigante e revoluciona toda a estrutura do clube!
- Felipão, portugueses e reforços fora de campo: veja a nova comissão do Grêmio

Comentários
Enviar Comentário
Aplicativo Gremio Avalanche
Leia também
Grêmio anuncia contratação de Luís Castro e recebe apoio de Felipão.
Luís Castro elogia "história rica" do Grêmio e é recebido por Felipão
Felipão Envio Mensagem de Apoio a Luís Castro após Acerto com Grêmio
Grêmio duela com Santos na semifinal da Copinha Feminina
Grêmio busca reforços na base em país da Copa do Mundo.
Grêmio negocia novo patrocinador máster para temporada 2026.